No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro. As cidades sergipanos estão promovendo a data para que a cultura não se perca e o povo conheça as estórias do estado.
Em Aracaju, o Largo da Gente Sergipana mostra estatuas de Lambe Sujos e Caboclinhos, os Bacamarteiros, o Cacumbi, os Parafusos, o Reisado, a Chegança, a Taieira, a Dança de São Gonçalo,[10] além do Barco de Fogo. Municípios, a exemplo de Estância e Laranjeiras, realizam anualmente trabalhos para promoção do folclore.
Em Estância, as batucadas e os cordelistas estiveram nos últimos mostrando a sua cultura com danças e rimas. E Laranjeiras tem sua tradição folclórica com diversas folias chamadas Penitentes, Reisados, Taieiras, entre outros.
No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo então presidente Humberto de Alencar Castello Branco. O folclore brasileiro se originou através da mistura de índios, negros e brancos desde a época da colonização do país.
Alese