A forte chuva, a maior desde o início do verão, trouxe caos à cidade do Rio de Janeiro desde a noite de ontem (6), quando o Centro de Operações da prefeitura decretou, às 22h15, estágio de crise – o nível mais alto.

Em toda a cidade, os moradores se depararam com muitos danos causados pelo temporal, principalmente nas zonas sul e oeste. Em Copacabana, os ventos chegaram a 110 quilômetros por hora, postes e árvores caídos e bolsões d’água nas principais ruas e avenidas.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura da cidade, cinco pessoas morreram e uma está desaparecida. Entre os mortos estão duas pessoas de Guaratiba, na zona oeste, que morreram após um desabamento de uma residência. No mesmo local, duas pessoas ficaram feridas no mesmo acidente e levadas para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Outra morte foi registrada após um deslizamento na favela da Rocinha, na zona sul.

Na Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, dois ônibus foram atingidos por deslizamento de terra e árvore. Em um deles, uma mulher morreu e outra pessoa é procurada. Um deslizamento provocou o desabamento de parte da Ciclovia Tim Maia, que caiu no mar.

Segundo a Prefeitura, a quinta morte na cidade foi registrada no Vidigal, após o desabamento de um muro.

Alerta Rio

De acordo com dados divulgados pelo Alerta Rio, o sistema de monitoramento da prefeitura, o volume de chuva acumulado em apenas duas horas na noite desta quarta-feira foi maior do que o esperado para todo o mês de fevereiro em alguns pontos dessas regiões.

Bairros

Entre os bairros mais afetados pelo temporal estão a Rocinha, onde uma pessoa foi arrastada pela força da água, o Vidigal, o Alto da Boa Vista, a Barra da Tijuca e Pedra de Guaratiba.

Sirenes foram acionadas na Favela da Rocinha e na Comunidade Sítio Pai João, no bairro do Itanhangá, perto da Barra. A orientação do Sistema Alerta Rio era para que as pessoas procurassem pontos seguros de apoio.

Em decorrência do estágio de crise, a prefeitura cancelou a coletiva marcada para hoje, quando seria apresentado o planejamento para o Carnaval Rio 2019.

Com informações da Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]

  • Ironman: SMTT sugere rotas alternativas para garantir a mobilidade urbana em Aracaju; confira

    Para garantir a mobilidade urbana em Aracaju durante a realização [...]