As fortes chuvas na cidade de São Paulo no dia de ontem (9) causaram desabamentos, queda de árvores e enchentes. Com isso, toda a capital paulista está em estado de atenção, desde as 17h55 de ontem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, entre meia-noite e 18h05, foram registrados seis desabamentos, 43 quedas de árvores e 3 pontos de enchentes.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência Climática (CGC), órgão da Prefeitura de São Paulo, há estado de atenção para alagamentos na Zona Sul, Zona Norte, Zona Leste, Centro, Marginal Tietê, Zona Oeste, Marginal Pinheiros e Zona Sudeste.

Segundo o CGC, as chuvas estão ganhando força e se deslocando na região de Santo Amaro e Cidade Ademar, na Zona Sul. “Essas áreas de instabilidade são formadas pela combinação de calor e grande disponibilidade de umidade. As precipitações variam de intensidade e possuem deslocamento lento, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos”, diz o CGC.

As orientações do CGC são: evitar transitar em ruas alagadas; se a chuva causou inundações, não se aventurar a enfrentar correntezas; ficar em lugar seguro e se precisar, pedir ajuda; manter-se longe da rede elétrica; não parar debaixo de árvores; abrigar-se em casas e prédios; além de planejar viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

Para obter informações sobre vias bloqueadas, a sugestão do CGC é ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 1188 ou pelo site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Próximos dias

De acordo com o CGC, a propagação de uma frente fria pelo oceano, afastado do continente e na altura do litoral paulista, muda a direção dos ventos hoje, domingo (10). E a temperatura máxima não deve passar dos 27°C.

Na segunda-feira (11), o sistema frontal se afasta para o litoral fluminense. No entanto, os ventos úmidos que sopram do mar formam muita nebulosidade em toda a faixa leste paulista. A chuva leve e os chuviscos serão ocasionais. Os termômetros oscilam entre 18°C e 24°C.

Fonte – Agência Brasil

Foto – Rovena Rosa/Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governador tranquiliza representantes dos táxis-lotação da Grande Aracaju e garante manutenção do serviço

    O governador Fábio Mitidieri garantiu a continuidade do serviço de [...]

  • PIX: entenda as mudanças que começam a valer em 1º de novembro

    Para aumentar a segurança de quem usa o Pix, o [...]

  • Nossa Gente, Nossa Verdade.

    Sergipe não é apenas um lugar no mapa. É a [...]

  • FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, de 2,1% para 3%, [...]

  • Acidente doméstico: 1 em cada 3 idosos sofre uma queda por ano, estima Into

    O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) estima que [...]