O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu ontem (15) para a comunidade internacional “permanecer unida contra o ódio anti-muçulmano e todas as formas de intolerância e terror”. A afirmação ocorre após os dois ataques simultâneos às mesquitas, na Nova Zelândia, que deixaram pelo menos 49 mortos e 40 feridos.

“Estou triste e condenando veementemente a morte de inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas na Nova Zelândia”, disse Guterres via Twitter. “[Expresso as] mais profundas condolências às famílias das vítimas”.

Em comunicado, o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse que Guterres ficou chocado com o ataque terrorista, lembrando a “santidade das mesquitas e todos os locais de culto”. Ele convoca todos os povos neste dia sagrado para os muçulmanos. mostrar sinais de solidariedade com a comunidade islâmica enlutada “.

“O secretário-geral reitera a urgência de trabalhar melhor em conjunto globalmente para combater a islamofobia e eliminar a intolerância e o extremismo violento em todas as suas formas”, disse Stéphane Dujarric.

O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino, manifestou as suas “sinceras condolências” às famílias das vítimas e expressou profunda tristeza pela “terrível perda de vidas”. “Acredita-se que entre os mortos e feridos havia refugiados e imigrantes ”.

A diretora executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Henrietta Fore, lamentou o impacto  dos ataques sobre as crianças. “Um ataque sem sentido a uma comunidade pacífica e o direito universal à liberdade de culto”, ressaltou.

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, postou na sua conta no Twitter uma foto da bandeira da Nova Zelândia com uma mensagem dizendo que a agência está “firmemente com o povo e o governo da Nova Zelândia” em luto, oração e solidariedade “.

Fonte – Agência Brasil com informações da Agência da ONU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]