Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (10), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reiterou ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, o entendimento de que a estatal foi vítima do esquema criminoso investigado no âmbito da Operação Lava Jato. A informação consta de manifestação enviada nesta terça-feira (9) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na reunião, também foram discutidas medidas a serem adotadas para garantir que o valor pago pela empresa como parte do acordo firmado com autoridades dos EUA seja aplicado no Brasil e em atendimento ao interesse público.

Tanto Raquel Dodge quanto Roberto Castello Branco entendem ser possível que parte dos recursos seja destinada a programas da área de educação. Para cumprir a exigência do acordo – segundo o qual os valores não podem beneficiar de forma direta ou indireta a estatal – a proposta é que o montante seja alocado em rubricas orçamentárias carimbadas (com destinação previamente estabelecida). Quanto à execução do orçamento, o entendimento é o de que competirá também ao Tribunal de Constas da União (TCU) fiscalizar a correta aplicação da verba.

Também estiveram na reunião, a secretária da Função Penal Originária no Supremo Tribunal Federal, Raquel Branquinho, e integrantes da assessoria jurídica da Petrobras.

Fonte: Ministério Público Federal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Campeonato Sergipano de Karts 2024 define os campeões da temporada

    Após o fim da sexta e derradeira etapa, realizada no [...]

  • Operação Desmantelo cumpre mandados de prisão em investigação sobre crimes patrimoniais em Monte Alegre

    Equipe da Delegacia Municipal de Monte Alegre de Sergipe deflagrou [...]

  • Programação do Réveillon 2025 em Aracaju contará com Nando Reis e Xanddy Harmonia

    A prefeitura de Aracaju revelou, nesta segunda-feira (25), as atrações [...]

  • Ambientalistas dizem que acordo da COP29 é insuficiente

    O novo acordo global de financiamento climático, estabelecido em US$ 300 bilhões [...]

  • GACC conquista mais dois prêmios nacionais e se destaca entre as maiores ONG’s do Brasil

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer segue colhendo [...]