Com a adoção da nova medida, vazão das águas do reservatório de Xingó aumentará, beneficiando comunidades ribeirinhas

Melhorar a biodiversidade, facilitar as captações de água, tanto para abastecimento público humano, quanto para irrigação, e melhorar a qualidade da água, já que o aumento de vazão reduz a intrusão da cunha salina (que torna a água salobra). Esses são os benefícios que os ribeirinhos, da Região do Baixo São Francisco, aqui em Sergipe, vão ter com a nova resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), assinada esta semana.

A Resolução 2081/17 fixa a nova vazão mínima dos reservatórios instalados na bacia do Rio do São Francisco. No reservatório de Xingó, em Canindé de São Francisco, trecho que corta o estado, essa vazão mínima era de 500 m³/s e, agora, passa para 800 m³/s. 

O Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, salienta que, na prática, isso quer dizer que, a partir dessa nova determinação, a bacia apresenta condições mais favoráveis comparadas aos últimos seis anos. “A vazão mínima ainda não é a ideal, mas, considerando as consequências geradas pela atual crise hídrica, já é uma contribuição importante para milhares de pessoas que dependem do Rio São Francisco, uma vez que, com essas novas condições de operação da vazão das águas, o que já se tem armazenado consegue atender a demanda”, comemora.

Essa resolução, segundo Rocha, é um relevante marco para a gestão dos recursos hídricos, fruto de um trabalho iniciado em 2013, sob a coordenação da ANA e a participação de vários órgãos ambientais e de recursos hídricos nacionais (CBHSF, ONS, CHESF, CEMIG, MPF e IBAMA) e estaduais, com representantes dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além de usuários de água. “Essa resolução é resultado de um trabalho construído a partir do diálogo com todos os atores que atuam na bacia hidrográfica do rio São Francisco. Este esforço coletivo permitiu que houvesse a migração da gestão de crise para a gestão de risco, numa demonstração que nos permite maturidade e conhecimento suficiente para vencer desafios”, revela o superintendente.

O resultado, de acordo com ele, serve como impulso para que novos desafios sejam enfrentados. “O Governo de Sergipe não tem medido esforços para contribuir com estudos sobre o assunto. Dada à grandiosidade e complexidade do Velho Chico, ações como ampliação do monitoramento da qualidade da água, promoção de pulsos de vazão, vazões de entrega (pacto das águas), gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas, recuperação e preservação das áreas de recarga, despoluição, redução do desperdício e fortalecimento da governança, são atividades que precisam ser reforçadas e, a partir dessa resolução, teremos mais condições de implantá-las”, frisa.

Na próxima segunda-feira (6), os grupos envolvidos no processo se reunirão com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e darão início às discussões para a regulamentação do artigo 13 desta resolução, que trata sobre a prática dos pulsos de vazão das águas, reafirmando o compromisso de se manter uma gestão colaborativa, participativa e descentralizada dos assuntos que envolvem o Rio São Francisco.

Fonte: ASN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • ECONOMIA – Sergipe concentra o maior volume de recursos na área social do Grupo

    JCPM conta com participação em 11 shoppings, sete com administração direta    O Grupo JCPM chega aos 90 anos com uma trajetória de excelência, inovação e  sustentabilidade, traduzindo o orgulho de ser nordestino em investimentos na região.  Líder no setor de shopping centers no Nordeste e entre os cinco maiores do Brasil, além  de ser referência nos segmentos imobiliário e de comunicação, o Grupo JCPM nasceu  em 1935, em uma pequena mercearia fundada por Pedro Paes Mendonça na Serra do  Machado, em Ribeirópolis, no interior do Estado. De lá se expandiu para ser uma  potência do varejo, com a rede de supermercados Bompreço, vendida no ano 2000.  Nas últimas duas décadas, foram investidos cerca de R$ 5,6 bilhões na construção de  [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Servidores de Umbaúba seguem com calendário de paralisações Conforme foi [...]

  • Prazo para envio de documentos do edital do Programa Cisternas vai até a sexta-feira, 23

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]

  • Clevinho Santana vai lançar audiovisual ‘De volta as Origens’ neste sábado em Aracaju

    O cantor Clevinho Santana vai fazer o lançamento oficial do [...]

  • Palestrantes de renome participam do 3º Congresso Assistencial da Rede Primavera

    Nos dias 16 e 17 de maio, o Del Mar [...]