Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) lamentou durante a Sessão Extraordinária Remota realizada pela Casa Legislativa de Sergipe sobre o fato de o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) ter negado a liminar do Governo de Sergipe que pedia a revogação da decisão judicial promovida pela juíza Federal, Telma Maria Santos Machado, que suspendeu a portaria que liberou as atividades previstas para a fase Bandeira Laranja do Plano de Retomada da Economia no Estado.
A favor da reabertura do comércio com todos os cuidados sanitários, o parlamentar defende que a decisão da justiça federal desfavorece a economia do estado. “Infelizmente o comércio sergipano permanecerá fechado. A gente entende que saúde vem em primeiro lugar, mas, com todos os cuidados tomados, é necessário a retomada do comércio e da economia”, declarou Georgeo.
A suspensão, iniciada no dia 7 de julho, foi determinada pela Justiça Federal atendendo ao pedido dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e Estadual, por entender que a liberação contrariava o próprio decreto estadual de combate ao novo coronavírus.
Bandeira Laranja
Em cumprimento a decisão da Justiça, permanecem sem autorização para funcionar: clínicas e consultórios de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia, exceto casos de urgência e emergência; demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral; operadores turísticos; templos e atividades religiosas; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal; comércio de cosmético, perfumaria e higiene pessoal; livraria, comércio de artigos de escritório e papelaria; atividades de treinamento de desporto profissional.
Foto: Jadilson Simões