Por Nathalie Fontes

Nas últimas semanas o Governo do Estado de Sergipe anunciou a fase da “bandeira verde” – terceira etapa do retorno. Seria o fim da quarentena para controlar a pandemia da covid-19? Empresas já estão com atendimento presencial e seguindo todas as regras de segurança.

Quais são as principais mudanças no dia a dia de trabalho?

As empresas possuem o desafio de retomar o trabalho físico com o máximo cuidado. Em grandes empresas foram adotadas regras para o retorno gradual. Por exemplo:

Unilever – Estabeleceu que quem usa o transporte público deverá seguir trabalhando em casa, assim como aqueles que fazem parte do grupo de risco. Caso seja indispensável a presença no escritório, a multinacional estará pagando táxi para garantir o deslocamento com menor risco.

Recepção dos funcionários – É efetuada a medição da temperatura de todos os funcionários. Além disso, foi adotada a flexibilização dos horários de entrada e saída com o intuito de evitar picos de aglomerações.

Segundo pesquisa da Mercer Marsh Benefícios, realizada por levantamento online em maio de 2020:

93% das empresas manterão funcionários do grupo de risco em casa

85% terá como opcional o retorno das operações

39% irão migrar alguma função para o trabalho remoto em casa permanentemente.

As maiores dificuldades das empresas relacionadas as medidas de proteção são:

78% manutenção do distanciamento social no local de trabalho

43% falta de disponibilidade de teste de covid-19

42% não aderência aos hábitos de higiene das mãos

Medidas que as empresas pretendem adotar para manter o distanciamento:

76% rodízio para alterar o dia de comparecimento das equipes

45% criação de jornadas de trabalho menores e mais flexíveis

24% separar os funcionários em grupos de trabalho isolados

KIT DE BOAS-VINDAS

O brinde de boas-vindas corporativo será modificado. O bloquinho e caneta serão substituídos por kit de higiene com máscaras e álcool em gel. Os totens de álcool também ganham espaço nas recepções das empresas.

HORA DO ALMOÇO

O refeitório é uma área de alto risco. Desta maneira, será necessário o distanciamento entre as mesas. Além disso, o local deverá permanecer ventilado. Não deverá acontecer o compartilhamento de materiais, talheres e pratos nas copas. Caso o número de funcionários seja grande, deve-se programar uma escala para o horário de almoço.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Segundo pesquisa da Robert Half, realizada com mais de 800 profissionais no Brasil em Maio de 2020:

77% dos profissionais planejam agendar uma quantidade menor de reuniões presenciais

62% estão reconsiderando participar de eventos corporativos

58% passarão menos tempo em áreas comuns do escritório

52% analisam sobre viajar a negócios

EM SERGIPE:

As academias de ginástica de qualquer modalidade retomaram suas atividades no dia 28 de agosto com capacidade de 30% do estabelecimento. O agendamento prévio é obrigatório para realização da atividade com o tempo máximo de permanência de 50 minutos. Protocolo: Entre, treine e saia. Horário reservado para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco.

ATIVIDADES RELIGIOSAS

A partir do dia 8 de setembro de 2020, fica autorizado o funcionamento das igrejas e templos com capacidade de 50% dos estabelecimentos.

CASE TROCA DE MÁSCARA

Falando em retomar as atividades, vi este case e quero compartilhar com vocês. “Uma rotina de CORES foi idealizada como um LEMBRETE VISUAL para facilitar que a troca seja feita!”

Cada pessoa tem 01 kit com 04 máscaras, para que sejam substituídas a cada 3h. Ou seja, se após 3h, você ainda estiver trabalhando com uma máscara AZUL, será fácil lembrar de trocá-la ao notar meus colegas usando outra máscara, VERDE! E, caso esqueça de substituí-la passadas 6h, também se lembrará assim que notar alguém usando a máscara nova: BRANCA! Achei esta ideia SENSACIONAL, e ouso relacioná-la ao método KANBAN, que é um sistema de controle e gestão visual, justamente em razão do uso de cores como sinalizadores! No Kanban de Movimentação, os envolvidos aguardam o comando para iniciar a próxima tarefa de um projeto – e isto é feito através de uma sinalização em um quadro. Nele constam as atividades em andamento descritas em post-its coloridos, cujas cores representam o tipo, o responsável ou o nível de prioridade da tarefa. Essa facilidade de visualização e interpretação torna a comunicação entre os funcionários mais rápida e efetiva e todos sabem, exatamente, as tarefas que precisam ser feitas – neste caso, a troca das máscaras a cada 3h!

MÉTODO DAS MÁSCARAS

CAVACO CHINÊS

Essa semana tive uma experiência ao encontrar um produto que me fez retornar à infância.

Sempre comprava cavaco chinês na praia ou no centro de Aracaju, bairro que meu avô morava. Achei o produto sendo vendido em um semáforo do Bairro São José. Quero parabenizar a Francis pela qualidade do produto e atendimento com os clientes. Se você ainda não conhece, vale a pena provar. Eles realizam delivery e recebem encomendas. Confira mais informações no instagram @cavacochines

PASSOS PARA O DIGITAL

Semana passada comecei uma série de lives no meu instagram @nathaliefontes para te ajudar a entrar e melhorar no digital. Conversamos quarta passada sobre criação de conteúdo e engajamento. Nesta quarta, vamos falar sobre imagem pessoal e profissional. As lives ficarão gravadas no meu IGTV até domingo. Participe! Todas as quartas às 20h07.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Campeonato Sergipano de Karts 2024 define os campeões da temporada

    Após o fim da sexta e derradeira etapa, realizada no [...]

  • Operação Desmantelo cumpre mandados de prisão em investigação sobre crimes patrimoniais em Monte Alegre

    Equipe da Delegacia Municipal de Monte Alegre de Sergipe deflagrou [...]

  • Programação do Réveillon 2025 em Aracaju contará com Nando Reis e Xanddy Harmonia

    A prefeitura de Aracaju revelou, nesta segunda-feira (25), as atrações [...]

  • Ambientalistas dizem que acordo da COP29 é insuficiente

    O novo acordo global de financiamento climático, estabelecido em US$ 300 bilhões [...]

  • GACC conquista mais dois prêmios nacionais e se destaca entre as maiores ONG’s do Brasil

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer segue colhendo [...]