Por Nathalie Fontes

A evolução das redes sociais trouxe a possibilidade da incrível experiência de compartilhar conhecimento e conectar pessoas. O uso evoluiu e hoje podemos compartilhar praticamente tudo como: produtos, serviços, dinheiro, conhecimento e, principalmente, experiências. Com este cenário pensamos que podemos comprar de todo mundo, estamos mais perto de empresas e pessoas. Isso muda o comportamento do consumidor!

Empresas como Uber e Airbnb (Air, Bed and Breakfast), influenciaram a maneira de como o consumidor consome determinado serviço. O Airbnb por exemplo, trouxe a possibilidade para que as pessoas pudessem abrir suas casas, quartos ou casas de praia para os viajantes do mundo. Quem sentiu essa mudança de comportamento foi a rede hoteleira. Outro serviço é o das bicicletas compartilhadas, esses exemplos são do novo modelo de economia chamada: colaborativa. Mais que um modelo acontece um movimento que possui alta relevância para a geração Z e Y*. O movimento ganha ainda mais força com o crescimento ao acesso das mídias digitais.

No cenário de 2020, a economia colaborativa ganha força através das parcerias, “colabs” como chamados no mundo digital. Empresas estão apostando em embaixadores reais para sua marca, com isso temos um aumento dos micro-influencers. Pessoas querem saber a verdade sobre o produto e, se o modo de consumo mudou, precisamos analisar o que foi alterado no comportamento desse consumidor.

Já as grandes marcas, conforme estudo Sharing is the new buyng, apostaram nos marketplaces, principalmente com a grande demanda dos serviços online. Médias empresas também seguiram essa linha para venda na internet. Diversas experiências são realizadas com e-commerce e aqui em Sergipe, empresas utilizaram os serviços para sobreviver e inovar durante esses meses. Foram criados catálogos digitais, cartões de visitas interativo, lives com apresentação e venda de produto e as parcerias também tomaram conta para colaborar com o crescimento.

Um dos grandes mercados que está em ascensão é o do conhecimento e nesse mercado o compartilhamento é muito forte. Compartilhar ideias, conhecimento, práticas de sucesso são fundamentais na era do compartilhamento. Não existe esconder, coloque o preço no direct, anuncie e também fique de olho na sua concorrência. Hoje é necessário unir forças e auxiliar cada dia mais. Pessoas estão em busca de conexão, querem ser ouvidas, querem falar e tudo isso é compartilhar. Quanto mais você compartilha mais você multiplica.

*Geração X – nascidos entre meados da década de 1960 e o início da década de 1980

*Geração Y – a geração milênio ou geração da internet – nascidos entre 1980 e 1996, podendo se estender até os primeiros cinco anos dos Anos 2000 (2000-2005), segundo alguns autores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios de 2025. Confira

    Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social [...]

  • Caranguejoman 2025: a maior festa do triathlon sergipano

    O Caranguejoman, maior prova de triathlon do estado de Sergipe, [...]

  • Produção agrícola cresce 11% nos perímetros irrigados administrados pelo Governo de Sergipe

    Sergipe, estado com forte vocação agrícola, tem colhido resultados expressivos [...]

  • Brasil aumentou em 8% coleta de células-tronco de medula óssea

    O Sistema Único de Saúde (SUS) tem registrado aumento do [...]

  • Prefeitura de Aracaju decreta ponto facultativo para esta terça-feira, dia 24

    O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, nesta segunda-feira, 23, o Decreto [...]