![180515_-_jovem_celular_0826](https://cinformonline.com/wp-content/uploads/2021/09/180515_-_jovem_celular_0826.jpg)
Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O Ministério das Comunicações entregou dez pontos de internet em sete municípios do Piauí. O estado já conta com 465 antenas instaladas por projetos da pasta em parceria com a Telebras. Em todo o país, são mais de 12 mil em cerca de 3 mil cidades.
De acordo com o ministro das Comunicações, Fabio Faria, a maioria dos pontos fica em escolas rurais, unidades de saúde e praças públicas do Norte e Nordeste, “regiões que têm maior deficiência de internet”.
“O presidente [Jair] Bolsonaro assumiu ano passado com 80% do Brasil com internet, mas 20% sem acesso, são 40 milhões de pessoas que não têm internet ainda. E nós vimos na pandemia [da covid-19] a importância que a internet tem. Virou um serviço essencial para o Brasil, as pessoas estudando e trabalhando de casa, visitando muitos parentes mais velhos que não poderiam ter contato. Imagina essas pessoas que não têm internet?”, disse ao desembarcar no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina.
O ministro explicou que as conexões são via fibra ótica ou por satélite, com antena da Telebras. Pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Acesso ao Cidadão (Gesac), o governo federal oferece internet de 10 mega de velocidade em locais específicos. Já o Wi-Fi na Praça, lançado em agosto deste ano, permite a colocação de antenas em espaços públicos de grande movimentação.
O Piauí é o quarto estado a receber o programa. Os outros contemplados são Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará.
Edição: Fernando Fraga