Nesse mês, acontece a campanha Dezembro Verde, voltada à conscientização da população sobre o abandono de animais no estado de Sergipe. Instituída pela Lei nº 8.571, de 02 de setembro de 2019, de autoria da deputada Kitty Lima (CIDADANIA), a campanha busca mobilizar a população em prol dos direitos dos animais, alertando sobre a prática do abandono, que além de ser criminosa, é um ato cruel.

Inicialmente, a campanha foi idealizada em 2015 no estado do Ceará por ativistas da causa animal e logo se espalhou pelo país. O mês de dezembro foi escolhido por conta dos altos índices de abandono de animais que são registrados no período. De acordo com a deputada Kitty Lima, isso acontece devido à proximidade das férias, momento em que muitas famílias decidem viajar e optam por abandonar os seus bichos.

“Infelizmente, no final do ano o número de animais abandonados aumenta drasticamente. Um dos principais motivos são as férias que ocorrem nessa época. Assim, os tutores abandonam seus animais para viajar. Porém, este é um crime que acontece durante o ano todo. É inadmissível que isso continue acontecendo”, relata a parlamentar.

O deputado Capitão Samuel (PSC) também se posicionou sobre o tema em suas redes sociais. Para o parlamentar, uma das soluções para o problema é a educação. Ele defende que as escolas incluam no currículo temas que tratem sobre a proteção dos animais para que as crianças cresçam sabendo respeitar os bichos. Para isso, é preciso que uma legislação nesse sentido seja aprovada, alertou Capitão Samuel.

“Eu defendo que as escolas municipais, estaduais e privadas até o 4º ano coloquem de forma transversal, dentro das matérias, a educação sobre a proteção dos animais. Precisamos educar as crianças para que tenhamos um mundo melhor, um convívio pacífico com os animais no futuro. Em dezembro, eu quero pregar a conscientização, especialmente de professores, para que as nossas crianças desenvolvam essa visão em prol da proteção dos animais”, finaliza.

 

Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]

  • Ironman: SMTT sugere rotas alternativas para garantir a mobilidade urbana em Aracaju; confira

    Para garantir a mobilidade urbana em Aracaju durante a realização [...]

  • GACC comemora cura do câncer Infantojuvenil de crianças acolhidas pela instituição

    Em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil que [...]

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]