Mais uma vez os comércios brasileiros voltam a fechar as suas portas sob a alegação do crescimento dos números do Covid-19 no país. Mais uma vez os empreendedores voltam ao pesadelo de ter a renda de seus negócios paralisada. Parece uma avalanche nacional com diversos estados repetindo estes atos. Lamentavelmente, desta vez, será o fim da linha para muitos. A capacidade de resistência acabou. Já não é matematicamente possível suportar tamanho sacrifício. Sim. Está insuportável. Não são poucos os vídeos que circulam pelo país de empreendedores desesperados, sendo humilhados e conduzidos pela polícia. Até quando?

Aqui em Sergipe, apesar dos números de ocupação dos leitos públicos serem um dos melhores do país, os índices dos leitos privados estão altos e ligaram o sinal de alerta. Foi isto que influenciou a decisão do Comitê do Governo para endurecer as medidas. De fato, se comparadas a outros estados, aqui tivemos restrições mais brandas: A cidade de Salvador, por exemplo está com comércios completamente fechados em todos os dias da semana e assim continuará pelo menos por mais uma semana. Mesmo com medidas “menos duras” em Sergipe, o fechamento de shoppings, lojas do Centro, bares e restaurantes da sexta ao domingo gerará um prejuízo incalculável aos pequenos empresários. Muitos deles têm no fim de semana o seu maior faturamento. Isto terá um efeito grande na nossa economia e na geração de empregos. É desesperador. Muitos estão sem saber o que fazer para quitar as suas obrigações.

É bem verdade que há uma série de estabelecimentos que estão irregulares, descumprindo as normas sanitárias impostas pelos decretos, mas há de se convir que muitos estabelecimentos têm sido rigorosos com os cuidados que devem ser tomados com clientes e funcionários. Quando as medidas atingem a todos, irrestritamente, acabam penalizando os bons empresários e colocando-os junto com os maus. Quem está cumprindo as normas, não está contaminando ninguém. Portanto, que punam-se as más práticas, com rigor, mas que se deixe trabalhar quem está “jogando o jogo seguindo as regras”. Que esta fase passe logo, que possamos sentir os efeitos positivos da vacinação e que possamos retornar a nossa vida normal de uma vez por todas. Xô covid. Deus salve a nossa nação.

 

AVANÇA SERGIPE

Para atenuar os efeitos desastrosos do Covid, o Governo de Sergipe lançou o programa “Avança Sergipe” que pretende promover a retomada econômica do estado através de várias ações, obras e investimentos. No total, o Avança Sergipe deverá injetar R$ 1,2 bilhão na economia sergipana nos próximos meses. O programa, que foi lançado em 1º de março, deu o passo inicial reestruturando algumas importantes rodovias estaduais. Após o decreto de fechamento, o Governador Belivaldo Chagas também solicitou um estudo à Secretaria da Fazenda para apoiar empreendedores. A economia precisa urgente de oxigênio.

 

NOVO EXECUTIVO

Com passagens pela área comercial do Cinform e da PubliMídia, o conhecido publicitário Daniel Souza, veterano no mercado de propaganda de Sergipe, pousa agora na Fan FM. Daniel é o novo executivo do grupo de comunicação do empresário Sandro de Miro. Votos de sucesso.

 

REMARCADA

Com as medidas restritivas do novo decreto estadual, o empresário Daniel Aragão decidiu adiar a data de realização de sua feira de saúde e beleza, a FESBELL. Prevista inicialmente para o dia 04 de Abril, a sétima edição do evento agora conta com nova data. Será realizada em Setembro, entre os dias 12 e 14. Mais uma chance para você se inscrever como visitante ou expositor. Não perca!

 

PRIVACIDADE

Após a polêmica mundial acerca do uso dos dados que ocasionou a uma migração de usuários para outros navegadores de pesquisas, a exemplo do DuckDuckGo, a gigante Google resolveu mudar suas diretrizes. A empresa anunciou que estará deixando de vender anúncios com base no histórico individual de navegação. Será que ela vai abrir mão desse filé? Tudo pelo direito à privacidade.

 

ÁUDIOBOOK

A jornalista Luciana Couto também se reinventou com o advento da pandemia. Agregou ao seu portfólio as gravações de livros, os chamados áudiobooks ou livrofalado. Os livros narrados, podem ser acessados à qualquer lugar e hora, pode ser durante uma viagem, enquanto arruma o escritório ou a casa, no trânsito, deitado na cama enquanto navega pela internet, indo para a escola, trabalho ou faculdade. Uma das vantagens que tem ganhado destaque e marcado a história dos livros narrados é a inclusão. Os áudiobooks são um excelente recurso para pessoas com deficiências visuais e outros transtornos de leitura, como dislexia e hiperlexia, que impossibilitam pessoas especiais de ter acesso ao livro físico.

 

INGRESSOS COLECIONÁVEIS

Ir ao cinema tem se tornado muito mais que apenas assistir a um filme, comer pipoca e tomar uma bebida no escurinho. O público, principalmente fãs de conteúdos de cultura mais geek, já sai de casa contando com os brindes e itens colecionáveis que farão parte da experiência. Além de baldes de pipoca, copos, nécessaires e squeezes, por exemplo, a Cinemark agora está investindo em ingressos colecionáveis. “Mulher Maravilha 1984” e “Tom & Jerry – O Filme” foram os dois primeiros longas que ganharam essa opção na rede. Mas não serão os únicos. Aguarde!

 

HÁ VAGAS

Apesar do delicado momento econômico que passa o mundo, agências de publicidade sergipana estão ampliando os seus quadros. Abriram recentemente vagas de trabalho nas agências Conceito Comunicação Integrada e Base Propaganda. Interessados? Acessem as redes sociais destas empresas e boa sorte!

 

PARA REFLETIR

Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. Mateus 19:26

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]