Christiano Cavalcante, presidente da Fames, torce para que Mitidieri seja o escolhido para disputar o governo, diz que governistas não querem apoiar Edvaldo – “Fábio tem melhor interlocução e conhece os prefeitos do interior”
O presidente da Federação do Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), o ex-prefeito Christiano Cavalcante, conversou com exclusividade com a reportagem do CINFORM ON LINE e confirmou que, nos bastidores dos prefeitos aliados do governador Belivaldo Chagas (PSD), a preferência é para que o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) seja o escolhido para liderar o agrupamento e disputar a eleição para governo em 2022. Christiano também revelou uma espécie de “rejeição” de alguns gestores caso o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) queira concorrer ao cargo.
Sobre as especulações de que o pré-candidato a governador, pela situação, pode ser Fábio Mitidieri ou Edvaldo Nogueira, o presidente da FAMES disse que “nada contra o prefeito Edvaldo, mas esse discurso de que ele é o mais preparado não convence! No meu entendimento o deputado Fábio Mitidieri tem uma interlocução muito melhor com os prefeitos, ele conhece as lideranças do interior, tem ciência das nossas demandas e já trabalha em sintonia com os presidentes de Associações. Ele acompanha a tramitação dos projetos em BSB e pode nos ajudar mais”.
Questionado se sua preferência para o governo é Fábio Mitidieri, Christiano não titubeou e disse que “eu converso com os prefeitos e a maioria esmagadora dos governistas defendem o nome de Fábio para 2022. Eu, particularmente, voto na indicação do governador Belivaldo Chagas, mas torço sim que seja Mitidieri. Nada contra o deputado federal Laércio Oliveira (PP), que está trabalhando; nem contra o conselheiro Ulices Andrade, que pela função que exerce não pode se manifestar, e nem contra Edvaldo”.
Sobre essa “rejeição” que Edvaldo demonstra ter junto aos prefeitos e lideranças do interior, o presidente da FAMES disse que “ele (Edvaldo) fica muito na capital, e não tem relação, não tem conhecimento com as lideranças do interior. A política dele é toda concentrada nos bairros de Aracaju. Isso dificulta muito para ele. Se ele for o candidato escolhido pelo agrupamento, nós vamos acompanhar, mas vai ser preciso muito trabalho no interior”, disse, reconhecendo que Edvaldo “seria um candidato mais pesado” para ser trabalhado no interior.
André Moura
Christiano Cavalcante disse também que seu desejo e de muitos prefeitos é para votar no ex-deputado federal André Moura para senador. “André (Moura) continua muito fortalecido e ninguém se engane que é um candidato muito competitivo. Os gestores sergipanos, ainda hoje, colhem os frutos de tudo aquilo que ele trouxe e viabilizou em Brasília como líder do governo no Congresso Nacional. Muitas ordens de serviços anunciadas têm suas digitais e muita gente espera 2022 para reparar o erro de não tê-lo elegido em 2018. Os prefeitos sabem de sua importância para seus municípios”.
Pautas diferentes
Questionado sobre a 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Aracaju e presidida pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da FAMES explicou que sua entidade tem um alinhamento melhor com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios). “A pauta da FNP representa melhor os municípios grandes, acima de 100 mil habitantes, as capitais. No nosso caso aqui em Sergipe não, nossas cidades são pequenas em sua maioria. Por isso temos um alinhamento melhor com a CNM”.
“Eu participei do evento a convite do prefeito Edvaldo Nogueira quando eles discutem temas complexos como transporte públicos, consórcios intermunicipais, mobilidade urbana. É diferente da pauta municipalista que está dentro da realidade da maioria dos nossos municípios. São pautas diferentes, mas o evento foi sim interessante, nós vimos diante de uma nova realidade e serve sim de aprendizado, de conhecimento, mas algumas coisas estão distantes da nossa realidade”, completou o ex-prefeito de Ilha das Flores.
Eleições 2022
Christiano confirmou que é pré-candidato a deputado estadual em 2022, que buscará uma cadeira na Assembleia Legislativa, e que seu agrupamento ainda não tem definição sobre o pré-candidato a deputado federal. Reafirmou o voto em André Moura, caso ele realmente dispute o Senado e em Fábio Mitidieri como sua preferência para o governo do Estado. “Nós que fazemos política no interior, e que vamos caminhar com o agrupamento do governador Belivaldo Chagas, esperamos que a definição do candidato saia ainda este ano”.
Ele explica que, com a definição, o eleitorado vai começando a se acostumar com o nome, em quem confiará o comando do Estado pelos próximos anos. “Onde a gente chega as lideranças ficam questionando sobre quem será o candidato a governador. Alguns setores da imprensa ficam especulando muito e isso confunde o eleitorado. Acho que definindo o nome, todos se alinham e vão defender o projeto. A maioria dos prefeitos quer Mitidieri e alguns dizem que não querem votar em Edvaldo no próximo ano”.
Por Habacuque Villacorte, da Equipe Cinform On Line