Moradores do município de Umbaúba, localizado no Sul Sergipano, estão revoltados com as medidas precárias de enfrentamento ao novo coronavírus e a ausência de transparência na divulgação dos boletins epidemiológicos. Para agravar ainda mais a situação, alguns profissionais de saúde testaram positivo para o vírus da Covid-19 e outros para o H3N2, deixando as unidades com atendimento deficiente.
Na sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Umbaúba emitiu uma nota informativa para alertar sobre a ausência momentânea dos profissionais de saúde devido à testagem positiva para os vírus. Sem citar a quantidade de profissionais e quais medidas seriam adotadas para não deixar a população sem atendimento, neste momento em que o número de casos de pessoas contaminadas começou a crescer, a Secretaria de Saúde informou em nota divulgada no instagram, que está trabalhando com estratégias para amenizar ao máximo os danos causados pela ausência dos profissionais.
A dona de casa, Antônia Santos, manifestou sua indignação sobre a falta de medidas restritivas. “Quem deve tomar as precauções sobre a cidade e esses casos são vocês autoridades, pois estão fazendo festa todo final de semana, inclusive no dia 1º vai ter outra e vocês ainda pedem compreensão. Como teremos se vocês mesmos não fazem a parte de vocês. Só quem sabe como dói é quem perdeu alguém para essa doença”, desabafou a moradora.
A população também reclama da falta de transparência na divulgação dos boletins epidemiológicos, que apontam os números de casos positivos, suspeitos, curados e óbitos. O último boletim epidemiológico padronizado divulgado no feed do instagram da Secretaria de Saúde de Umbaúba foi registrado em 20 de dezembro de 2021, onde 19 casos foram positivos para Covid-19. Após várias reclamações, o boletim foi postado na quinta-feira (27) no story do órgão municipal e repostado no story da Prefeitura de Umbaúba no sábado (29) com 35 casos confirmados de coronavírus. O último boletim epidemiológico padronizado, com os números de casos positivos, suspeitos, curados e óbitos, postado no feed do instagram da Prefeitura de Umbaúba, foi registrado no dia 23 de julho de 2021. No site oficial, o último boletim padronizado foi cadastrado no dia 13 de setembro de 2021. No Portal da Transparência, onde deve constar as informações relativas às ações contra Covid-19, a atualização dos dados remete ao dia 1º de outubro de 2021.
A moradora de Umbaúba, Jéssica Oliveira, alertou sobre a ausência de notificação de casos. “Vários casos de Covid em nossa cidade e não fazem as notificações dos casos para que a população fique ciente. É festa por cima de festa e depois vem suspender as aulas”, lamentou. Luciana Azevedo também cobrou a divulgação dos casos. “Tá faltando mesmo os números de casos em Umbaúba. Está na hora de informar para a população ficar ciente da situação”, afirmou.
De acordo com o Boletim Epidemiológico para atualizações sobre a Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde, referente a terceira semana epidemiológica de 16 a 22 de janeiro de 2022, o município de Umbaúba registrou 2.156 casos positivos e 42 óbitos desde o início da pandemia. No período referente a terceira semana epidemiológica, foram registrados 8 casos positivos.
De acordo com o vacinômetro divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizado na sexta-feira (28), Umbaúba está entre os municípios que ainda não avançaram na vacinação contra Covid-19. Dos 75 municípios sergipanos, Umbaúba ocupa a 69ª colocação na aplicação da segunda dose da vacina com 62% da população imunizada e a 70ª colocação na aplicação da primeira dose com 73% da população vacinada. Os dados são fundamentados na estimativa populacional do Censo 2020.
Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Umbaúba, que disse que responderia aos nossos questionamentos, mas até o momento não enviou nenhuma resposta. O Município de Umbaúba, com pouco mais de 25 mil habitantes (IBGE) é administrado pelo contador Humberto Santos Costa, conhecido como Humberto Maravilha (MDB).
A Redação continua à disposição para ouvir a versão do município de Umbaúba.
Por Keizer Santos, da Editoria Municípios