Abertura da janela partidária

gera mudanças e especulações

Até o próximo dia 1º de Abril, prazo de encerramento da tradicional “janela partidária”, teremos um verdadeiro “jogo de paciência”, com muitos conflitos e especulações em torno da política de Sergipe. A última semana, por exemplo, foi marcada por diversos rumores em torno de mudanças importantes no comando de alguns partidos. Existem muitas “interrogações” sobre o futuro do PTB, Solidariedade, MDB, União Brasil, Cidadania e do PSDB.

No caso do PTB, por exemplo, o deputado estadual Rodrigo Valadares ainda se coloca como presidente em Sergipe, e que mantém uma linha bolsonarista no Estado. Mas as grandes divergências em torno da Executiva Nacional petebista, com a efetivação de um novo presidente em BSB, aqui entre os sergipanos surgiu a informação que o ex-deputado federal João Fontes vai assumir o comando e que pretende disputar o governo do Estado pela legenda.

No caso do Solidariedade, o próprio presidente estadual e deputado federal Gustinho Ribeiro, que tenta viabilizar sua reeleição, anunciou que está deixando o comando do partido em Sergipe para, possivelmente, se filiar no Republicanos, de Heleno Silva e Jony Marcos. Ainda não se sabe quem assumirá o Solidariedade. Outro partido muito “especulado” tem sido o MDB. Sob a presidência do ex-deputado Sérgio Reis, surgiram rumores de que o empresário Clóvis Silveira teria sido convidado para organizar o partido em Sergipe.

Sérgio Reis, que já manifestou o desejo de continuar na base do governo Belivaldo Chagas e faz a defesa da pré-candidatura de Fábio Mitidieri (PSD) para governador, emitiu nota negando qualquer mudança e assegurando que continua com apoio e prestígio junto à Executiva Nacional. Fala até em garantir o palanque para a presidenciável do MDB, senadora Simone Tebet. Em entrevistas, Clóvis confirmou o convite, mas não “cravou” a mudança de comando Estado.

Outra mudança que finalizou a semana foi o anúncio do senador Alessandro Vieira de desfiliação do Cidadania. Ele que mantém sua pré-candidatura à presidência da República, e que também é cotado para disputar o governo do Estado, ainda não tem “ninho definido”; a informação é que está avaliando os convites que vem recebendo; sugiram especulações de que poderia ir para o Podemos (liderado por Danielle Garcia) ou para o União Brasil (liderado por André Moura).

Para este colunista o “caminho natural” para Alessandro Vieira é o PSDB, que hoje é comandado pelo médico Eduardo Amorim, que planeja disputar o Senado Federal em 2022. Vale lembrar que está praticamente consolidada uma Federação entre tucanos e o Cidadania, e que a chegada de Alessandro no PSDB em nada mudaria sua posição política, tanto no País quanto em Sergipe. Agora é esperar o fechamento da “janela partidária”, em breve, para que todas as mudanças estejam consolidadas e o cenário político mais definido…

 

Veja essa!

“Diante do rompimento do compromisso de renovação, com alteração do Estatuto e manutenção de Roberto Freire como presidente, condição que ostentará por 34 anos, levam à conclusão de que é absolutamente inviável a minha permanência como filiado do Cidadania. Manifesto publicamente meu respeito pelos filiados e parlamentares, com os quais convivi de forma muito proveitosa nos últimos anos, em particular minhas colegas de bancada Leila Barros e Eliziane Gama”.

E essa!

O anúncio acima foi feito pelo senador Alessandro Vieira, em nota pública, confirmando sua desfiliação do Cidadania. Ele ainda não confirmou sua nova legenda. A coluna tem a informação de que ele recebeu vários convites, mas os rumores giram em torno do Podemos, União Brasil e do PSDB. Vale lembrar que tucanos e o Cidadania estão formalizando uma Federação nacional para 2022.

Exclusiva!

O presidente estadual do Cidadania, deputado estadual Georgeo Passos, explicou para este colunista que o entendimento é no sentido que todos os demais filiados do partido, que pretendem disputar a eleição em 2022, devem continuar no Cidadania, sem qualquer rompimento político com Alessandro Vieira.

Georgeo Passos

“Nesta segunda-feira (14) teremos uma reunião com os filiados do Cidadania, mas tudo continua conforme o planejamento anterior. Vamos disputar a eleição pelo partido, respeitando a posição do senador Alessandro Vieira. Não há rompimento e a legenda em que ele estiver filiado caminhará junto conosco”, explicou Georgeo Passos.

Na Executiva

Georgeo Passos também confirmou que, tanto ele quanto o deputado Samuel Carvalho foram eleitos e estão compondo a Executiva Nacional do Cidadania, ou seja, não há qualquer perspectiva sobre mudanças no partido em Sergipe e, a tendência, é que Alessandro consiga atrair com sua filiação mais uma legenda para o agrupamento.

Clóvis x Sérgio Reis

Já pelas bandas do MDB, são fortes os rumores de que o comando do partido em Sergipe teria sido oferecido para Clóvis Silveira, que em 2020 comandou o PSC na eleição de Aracaju. Em nota, o presidente estadual Sérgio Reis confirmou que continua com prestígio político junto à Executiva Nacional e não haverá mudanças.

Bomba!

Existem rumores de que essa foi a segunda tentativa de mudança de comando no MDB sergipano para entregar o partido ao senador Rogério Carvalho (PT), que disputará o governo do Estado. Mês passado, acompanhado do deputado federal Fábio Henrique, o petista viajou para Alagoas com o intuito de efetivar a troca. Agora quem estaria pretenso a ajudar o senador do PT seria Clóvis Silveira. Por enquanto, nada muda…

JB com Mitidieri

Depois de desistir de disputar uma cadeira na Câmara Federal e de se anunciar pré-candidato a senador, o ex-governador Jackson Barreto silenciou. Continuou viajando, conversando, mas sem muitas manifestações. Agora, mais recentemente, estava junto com o deputado federal Fábio Mitidieri pelo interior do Estado. Pelo visto continua alinhado com o governo e não deve mais sinalizar por um apoio a Rogério.

Gualberto deixa o PT

Pré-candidato a deputado federal, o presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto, pela segunda vez deixa o Partido dos Trabalhadores. Ele aproveitou a tradicional “janela partidária” e está se filiando no PSD, garantindo seu apoio em Sergipe ao pré-candidato da base do governador Belivaldo Chagas.

Róbson Viana no PT

Está prevista para o próximo dia 28 a filiação do ex-deputado estadual Róbson Viana no Partido dos Trabalhadores. Róbson não confirma pré-candidatura, mas tem compromisso com o projeto do senador Rogério Carvalho.

 

Nova desembargadora

A Juíza de Direito titular da 5ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, é a nova Desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A magistrada ocupará a vaga aberta pela aposentadoria da Desª Maria Angélica França e Souza. A juíza integrou a lista tríplice com a maior média de pontuação (98,39), definida em sessão administrativa realizada nesta quarta-feira (9), para promoção a Desembargador, pelo critério de merecimento.

Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade

Cada um dos 11 Desembargadores votantes analisou critérios de desempenho, produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional, de acordo com a Resolução 106/2010, alterada pela Resolução nº 426/2021 do Conselho Nacional de Justiça. A Juíza Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1991.

Trajetória

A nova Desembargadora tomou posse como Juíza Substituta em 05 de abril de 1994, com primeira designação para a Comarca de Cristinápolis. Atuou também na Comarca de Riachuelo, na 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, na 5ª Vara Privativa de Assistência Judiciária/26ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, e esteve como membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Aracaju. Foi Juíza Corregedora no biênio 2015/2017 e Auxiliar da Presidência no biênio 2019/2021 e por inúmeras oportunidades foi convocada para substituir desembargadores.

Alô Tobias Barreto!

A informação que chega para este colunista é que o prefeito Dilson de Agripino teria “batido o martelo” e deve lançar José Alberto, mais conhecido como “Bêta” como o pré-candidato a deputado estadual pelo seu agrupamento em Tobias Barreto. A decisão teria saído após uma reunião realizada nos últimos dias na cidade.

Kaká Santos

A informação chega a surpreender porque muita gente na cidade porque havia uma expectativa do apoio do prefeito para a pré-candidatura do empresário Kaká Santos, que foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Diógenes Almeida, em 2020. Kaká parece ser um nome cotado para disputar a prefeitura em 2024.

 

Novo imortal

Durante a sessão do pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), os conselheiros destacaram a eleição do advogado, escritor, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além de Subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Igor Leonardo Moraes Albuquerque, como futuro imortal da Academia Sergipana de Letras (ASL).

Igor Albuquerque

Com 27 votos favoráveis, aos 39 anos Igor Leonardo foi escolhido para a cadeira número 30 da ASL, que tem como patrono José Jorge de Siqueira Filho, e era ocupada pelo professor e acadêmico Luiz Fernando Ribeiro Soutelo (in memoriam). Para os conselheiros a escolha representa o reconhecimento de um profissional que tem compromisso e que é dedicado à valorização da Cultura sergipana.

Flávio Conceição

O presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, destacou que Igor Albuquerque possui uma lista de serviços prestados ao Estado de Sergipe. “Por onde passou, Igor vem dando grande contribuição ao serviço público, em especial na Assembleia Legislativa, ao lado do também amigo Deoclécio Vieira. É ainda um jovem, mas determinado, estudioso, apaixonado pela Cultura do nosso Estado. Perdemos o grande Soutelo, mas a ASL está muito bem contemplada com um intelectual engajado e dinâmico”.

Carlos Pinna I

Por sua vez, o conselheiro Carlos Pinna disse que a eleição da ASL é motivo de muito agrado para todos que, como ele, integram a Academia. “Sei que também agradou a sociedade sergipana. Doutor Igor Albuquerque foi eleito para a cadeira número 30 da Academia Sergipana de Letras que foi até, recentemente, ocupada pelo grande sergipano, o escritor e intelectual que foi Luiz Fernando Ribeiro Soutelo. Dr. Igor faz por merecer esta indicação. Ele que se quer chegou aos 40 anos, e é uma coisa rara, o sodalício que integro eleger pessoas jovens assim, como Dr. Igor”.

Carlos Pinna II

“Mas é motivo de satisfação e orgulho para todos acadêmicos. Ele que no desempenho de suas ações profissionais na Assembleia Legislativa do Estado tem sido também um amigo permanente desta Casa e faz por merecer os cumprimentos que eu proponho a vossas excelências que sejam a ele dirigidos, e também ao presidente da Academia Sergipana de Letras, Professor José Anderson Nascimento, cuja a condução da eleição foi sumamente apropriada para este momento de afastamento pessoal que nós estamos vivendo, mas com resultados muito significativos para a própria Academia, e manifestação de regozijo em relação a sua direção”, completou Carlos Pinna.

Ulices Andrade I

O também conselheiro Ulices Andrade disse que Igor Albuquerque já não é mais uma jovem revelação. “Dr. Igor, um tempo atrás, foi levado por mim para Assembleia Legislativa juntamente com nosso amigo Deoclécio Vieira, onde foi meu assessor na presidência da Assembleia, no meu gabinete, por um bom tempo e diante da sua competência, nunca mais saiu daquela Casa”.

Ulices Andrade II

“Um jovem muito talentoso, de forma que até hoje presta com muita qualidade, categoria e conhecimento das técnicas legislativas, um grande serviço ao Legislativo, e certamente, agora, como membro da Academia Sergipana de Letras, também vai dar sua contribuição para o conhecimento e para a cultura de povo de Sergipe. Eu me somo ao que disse o Dr. Carlos Pinna e também parabenizo o Dr. Igor Albuquerque”.

Olha a Sedurbs!

Empresários do ramo de pavimentação, revoltados com a pecha de serem responsabilizados pela má execução de serviços sem qualquer manifestação do órgão competente para esclarecer a realidade dos fatos! Segundo um empresário tanto a sua quanto outras empresas vêm sendo massacradas nas redes sociais sob a responsabilidade de realizarem rodovias estreitas, sem acostamento, sem a drenagem adequada e com espessura da camada asfáltica aquém do exigível tecnicamente!

Polêmica com o asfalto I

Desabafa o empresário dizendo que executa o que é contratado para realizar, e que estão querendo economizar (fazendo serviços de qualidade indesejável) para atender uma quilometragem maior de estrada e que essa responsabilidade não pode ser atribuída aos empresários!

Polêmica com o asfalto II

Esse empresário conclui ainda dizendo que parece não bastar o calote por serviços executados que não são medidos “e ainda aparecem com essa história que só nos causa mais angústia, incerteza e prejuízos”! Já outro empresário queixa-se que não viu nenhuma nota do órgão isentando as empresas que vêm realizando as obras da orla/sul.

Polêmica com o asfalto III

“É um bombardeio diário, inclusive querendo responsabilizar as empresas por acidentes e óbitos em decorrência de projetos que não competem a elas ou até procedimentos que poderiam ser praticados para evitar esses incidentes, mas que não tem precisão contratual e que não são de incumbência das empresas”, reclama, desabafando ainda dizendo que “contamos os minutos para a gente se desvincular desses paladinos da moralidade que, em breve, terão suas identidades expostas”. Cenas dos próximos capítulos…