Definição sobre o nome de vice-governador virá mais adiante; duas mulheres são favoritas
Por Habacuque Villacorte, da Equipe Cinform On Line
Nesta segunda-feira (2) Sergipe conhece mais um pré-candidato a governador: o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), faz o anúncio durante uma entrevista coletiva no Clube Cotinguiba, em Aracaju. A reportagem do CINFORM ON LINE obteve informações de um político que é defensor do projeto de oposição que assegurou a pré-candidatura. Há, inclusive, uma expectativa em torno de um anúncio também para o Senado Federal.
Já estão confirmadas as pré-candidaturas a governador do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), que tem o apoio dos partidos que dão sustentação ao governo de Belivaldo Chagas (PSD) e à gestão do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT); outro pré-candidato a governador confirmado é o senador da República, Rogério Carvalho (PT), que além de confirmar o apoio de alguns partidos, aposta tudo para ter o ex-presidente Lula (PT) em seu palanque no Estado.
Além de Mitidieri e Rogério, quem também confirmou que vai disputar o governo do Estado é o senador Alessandro Vieira (PSDB), que tinha pretensões de disputar a presidência da República, mas após ser preterido por seu antigo partido (Cidadania), aceitou a convocação do seu agrupamento e vai concorrer em Sergipe. Se confirmada a pré-candidatura do presidenciável João Dória (PSDB), certamente seu palanque no Estado será o de Alessandro.
Quem também confirmou sua pré-candidatura foi o ex-deputado federal João Fontes (PTB), Entrevistado recentemente pelo CINFORM ON LINE, o novo presidente estadual do PTB assegurou que vai defender um novo projeto político e de governo em Sergipe, ressaltando que seu compromisso também é com a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na oportunidade, João Fontes chegou a cobrar uma posição neste sentido de Valmir de Francisquinho.
O anúncio
Este último, por sua vez, confirmará sua pré-candidatura na entrevista coletiva alegando que recebeu a confirmação de apoio da Executiva Nacional do PL que exige um palanque competitivo, em Sergipe, para o presidente Jair Bolsonaro. A informação é que Valmir vai usar os números de pesquisas internas para justificar o fato de ter aceitado o desafio de disputar o governo do Estado, com uma pré-candidatura de oposição.
Com Bolsonaro
Além de assegurar sua pré-candidatura, outra informação garantida ao CINFORM ON LINE é que Valmir de Francisquinho pela primeira vez confirmará que vai defender o nome do presidente Jair Bolsonaro em Sergipe. O ex-prefeito de Itabaiana tem sido muito questionado por sua “omissão” em relação à disputa presidencial, considerando que ele está filiado e vai disputar o governo pelo PL, legenda que também filiou o presidente da República.
Amorim para o Senado
Por fim, ainda não está certo o anúncio, mas já é sabido que na entrevista coletiva também poderá ser confirmada a pré-candidatura do médico Eduardo Amorim (PL) para o Senado Federal. Amorim já foi deputado federal e senador por Sergipe e também deve usar os números de pesquisas internas para reforçar que é um nome competitivo e que reúne totais condições de vencer a disputar pela vaga. Existe ainda a possibilidade do anúncio de Amorim ocorrer em outro momento.
Vice será mulher
Ainda dentro da configuração em torno do projeto de pré-candidatura de Valmir de Francisquinho, o nome do pré-candidato a vice-governador na chapa ainda não será anunciado. Isso passará por uma composição política que ocorrerá no momento das definições e registros das candidaturas. O CINFORM ON LINE apurou que duas mulheres estão entre as favoritas para compor a chapa majoritária nas eleições deste ano.