Na última quarta-feira, dia 11 de maio aconteceu a primeira sessão presencial da Academia Literocultural de Sergipe-ALCS, na sala do Conselho Estadual de Cultura, localizada na Biblioteca Pública Epiphânio Dória.  Foi uma sessão muito especial e contou com mais de 50% dos seus membros fundadores e alguns convidados, a exemplo do jornalista João Neto e do professor Dário Apolonio Santos. Aconteceram diversos pronunciamentos emocionantes, citações de algumas efemérides, entrega de flores por parte da sua primeira presidente, a Educadora Cris Souza, que aproveitou o ensejo para homenagear as mulheres e mães do sodalício.

O momento teve dois objetivos. O primeiro foi a apresentação de cada membro, já que a ALCS foi idealizada e instalada durante a pandemia, precisamente no dia 24 de outubro de 2020 e muitos acadêmicos não se conheciam pessoalmente e o segundo objetivo foi a fala da presidente, quando a mesma lembrou a todos sobre o motivo da criação da academia, ratificou a missão e os valores da entidade e explanou sobre as ações para o ano de 2022: Livro biográfico dos patronos e dos acadêmicos, concurso literário, uma ação solidária de grande alcance e a Comenda Manoel José Bomfim que será entregue as pessoas que se destacam em diversas áreas com trabalhos relevantes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Esclareceu que a academia é formada por pessoas interessadas em fazer mudanças significativas no cenário cultural, literário e artístico de Sergipe, juntamente com as demais arcádias que aqui estão instaladas. Reforçou que juntas são fortes e capazes de fazer um movimento transformador e potente no estado. Irmanadas num só ideal, o de unir o povo em prol da própria identidade e de deixar nos anais da História, a encantadora biografia do povo sergipano e sua práxis.

A ALCS-Academia Literocultural de Sergipe, foi idealizada por Cris Souza, que em 24 de outubro de 2020 fez a instalação numa sala virtual. Membros presentes na primeira sessão presencial: Cris Souza( Presidente), Domingos Pascoal de Melo(Diretor de Projetos), Marcos Antônio Camilo dos Santos( Diretor-Financeiro), Josefa Maria Apolonio Santos, Everton José dos Santos, Jose Ginaldo de Jesus( Vice-presidente), Maria Salete da Costa Nascimento, Hélio de Souza Oliveira, Adelmo Pelágio de Andrade Filho, Maria Eunice Guimarães Santos Garcia, Martin Esteban Garcia, Edson Silva Nascimento, Charles Henri  Oliveira Santos, José Expedito dos Souza,  Carlos Eduardo Muniz de Oliveira,  José Denivaldo dos Santos, Ana Claudia Sousa Mendonça, Marcos André de Souza( Diretor-Secretário),  Antônio  Sergio Teles das Chagas, Maria Zélia Silva Rocha e Ilda Rezende da Costa Santos.

 

Cris Souza

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Novo ciclo de aplicação do imunizante contra vírus respiratório será iniciado em 24 de fevereiro

    Com o objetivo de prevenir infecções causadas pelo Vírus Sincicial [...]

  • Sergipe apresentou aumento na produção de petróleo em dezembro de 2024

    A produção de petróleo em Sergipe registrou um aumento significativo [...]

  • Mauricio Maravilha reforça necessidade de reestruturação do Plano Diretor de Aracaju

    O vereador Mauricio Maravilha (União Brasil) fez seu primeiro discurso [...]

  • Fanese inaugura Espaço da Sergipanidade e celebra identidade cultural e acadêmica

    A Fanese agora tem um espaço dedicado à cultura sergipana [...]

  • Fies 2025: confira regras e como se inscrever

    Os candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo [...]