* Por Evelyn Mateus
Em períodos de grandes comemorações, é muito comum comprometer a dieta com exageros de alimentos ricos em açúcar e gordura e com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso traz reflexos para o corpo quase que instantaneamente, causando entre outros sinais, inchaço, ganho de peso e aumento de oleosidade da pele.
Mas, tenha calma porque nem tudo está perdido! Confira algumas dicas para fazer seu metabolismo voltar a ficar em equilíbrio:
-Beba bastante água – Normalmente quando se come e bebe em excesso, a ingestão de água é deixada de lado. O que é um grande erro, afinal a desidratação é uma das principais causas de ressaca e mal-estar. Além disso, manter a necessidade adequada de água é essencial para eliminar toxinas e líquido retido entre as células, resultando na diminuição do inchaço.
– Faça refeições leves – Após uma sobrecarga de álcool, tudo que o sistema digestivo e órgãos auxiliares (principalmente o fígado) menos querem é ter mais trabalho para digerir, absorver e metabolizar nutrientes. Até seu corpo se recuperar totalmente, evite alimentos processados, ricos em gorduras e ricos em açúcares.
– Evite grandes restrições – Na tentativa de compensar o exagero, algumas pessoas adotam uma dieta super-restritiva, principalmente com alimentos fontes de carboidratos. O que pode levar a uma menor saciedade e causar fome, ou seja, o resultado é o oposto do desejado. O ideal é escolher as melhores fontes, ricas em fibras. Grãos integrais, legumes, verduras e frutas cítricas são ótimas opções.
– Aumente a ingestão de frutas – Elas possuem uma boa quantidade de vitaminas e minerais antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam o reequilíbrio do organismo.
– Volte à rotina de exercícios – Praticar no mínimo 50 minutos de exercícios diariamente, ajuda a eliminar os quilinhos que foram ganhos durante as festividades. Além de auxiliar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, entre outras.
* Nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pela FATELOS