Com o passar dos anos, as pessoas vão envelhecendo e, naturalmente, o corpo vai perdendo massa. Outros fatores também contribuem para a degeneração da massa muscular, como uma má alimentação e a inatividade física ou limitação funcional. Essa condição tão comum em idosos e doentes crônicos, que afeta mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, é chamada de Sarcopenia.

Os sintomas aparecem com o passar dos anos, como fraqueza ao subir escadas ou realizar longas caminhadas, dificuldade para pegar objetos e falta de força para levantar pesos. Além disso, quedas e perda de equilíbrio também podem ser considerados como sintomas da sarcopenia. É um fenômeno que acarreta grande morbimortalidade em idosos e doentes crônicos, como portadores de Aids, câncer e renais crônicos.

Segundo a médica infectologista e pós-graduada em ciências da obesidade e sarcopenia, Dra Karina Andrade de Mendonça, esse é um dos grandes problemas de saúde pública. “Vários fatores acarretam perda de massa, força, performance muscular e fragilidade, que tem como consequências a perda de autonomia, quedas, fraturas, dependência, custos sociais e econômicos e, por vezes, morte precoce”, comentou.

Dra Karina Mendonça

“Fragilidade representa uma vulnerabilidade fisiológica do paciente resultando de deterioração da homeostase biológica e da capacidade do organismo se adaptar às novas situações de estresse. Ela também envolve: perda de peso recente (especialmente massa magra), sem o devido acompanhamento, fadiga, quedas frequentes, fraqueza muscular, redução da velocidade de caminhada e redução da atividade física. A redução da ingestão alimentar (anorexia do envelhecimento) é um fator importante no desenvolvimento e progressão da sarcopenia, principalmente quando associada a outras comorbidades”, disse Dra Karina.

Mudança de vida

A empresária Maria Mazzarello Andrade de Mendonça, de 69 anos, passou a vida inteira na luta pela perda de peso. Em junho de 2021, ela iniciou o tratamento visando chegar a um peso no qual se sentisse bem, mais disposta e mais ágil. “Durante o tratamento para perda de peso, no início muito sedentária, como era esperado, perdi gordura, afinal hoje são 30 quilos eliminados, mas também houve perda de músculo, e com isso percebi a necessidade de melhorar o ganho de massa magra”, disse.

De acordo com ela, a necessidade de ganhar massa surgiu durante o tratamento para perda de peso, pois antes ela não sabia que a indisposição e o cansaço poderiam estar relacionados à pouca quantidade de músculo que tinha. “Tratei por seis meses e cheguei ao peso que estava bem, desde então, já mais seis meses, mantenho o peso, faço uso dos injetáveis na clínica, uso os implantes subcutâneos e vi uma mudança no meu estilo de vida. Faço academia, pilates, e mantenho o peso e tenho uma qualidade de vida muito melhor”, argumenta Mazzarello.

Mazzarello: “O resultado é muito bom, perdi gordura no fígado que era grau 2”.

Tratamento

De acordo com Dra Karina, o tratamento é individualizado. É necessário que se faça uma avaliação do paciente e tenha um bom diagnóstico para obter um tratamento eficaz. Ela também alerta para a prevenção, como a prática regular de exercícios, desde jovem, que desacelera a perda de massa muscular. “A nutrição desempenha um papel importante na fisiopatologia da sarcopenia, sendo também um ponto chave no tratamento desta condição. No tratamento, são usados dieta equilibrada e rica em proteínas, uso de hormônios, realização de atividades físicas”, explicou.

Os resultados são satisfatórios. É o que atesta empresária Maria Mazzarello. “O resultado é muito bom, perdi gordura no fígado que era grau 2, estou com a pressão controlada, sem a necessidade de medicamentos que tomava há mais de 10 anos e o mais importante, agora mantenho peso sem sofrimento. Posso dizer que o resultado, além de estética, é saúde”, assegurou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com apoio da associação “É de Sergipe” e da Setur, estudantes italianos de gastronomia conhecem os sabores da culinária sergipana

    Na última semana, de 19 a 24/11, estudantes da Universidade [...]

  • Rádio e TV UFS são vencedoras do Prêmio Setransp de Jornalismo 2024

    A Rádio UFS e a TV UFS foram premiadas em [...]

  • Com precipitações de 40 mm em Aracaju, Defesa Civil monitora áreas de risco

    Com as chuvas que começaram a cair na madrugada desta [...]

  • Com telemedicina, Prefeitura amplia acesso a atendimento médico especializado em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Governo de Sergipe fortalece o serviço público com 19 concursos públicos em vigência e 530 convocações realizadas

    Assim como a geração de empregos, a valorização do serviço [...]