A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realizou mais uma ação integrada para conscientizar a população aracajuana sobre a necessidade dos cuidados individuais de combate à covid-19, na manhã desta segunda-feira, 5.

As equipes estiveram no Terminal Leonel Brizola, localizado ao lado do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova), zona oeste da capital, para a distribuição de máscaras de proteção facial e realização do TestAju, com testagem para detecção do vírus, duas das principais medidas sanitárias para barrar o crescimento dos casos, que já apresentam altos índices na capital.

“É um momento de sensibilizarmos a população sobre a prevenção e cuidado individual e para com o próximo. Por isso estamos distribuindo as máscaras e trazendo informações para a população de como se prevenir. Os casos começam a aumentar, ainda não há motivo para pânico, mas quanto antes nos precavermos com higienização das mãos, uso de máscaras, mais chance teremos de fazer com que a pandemia não volte com força na nossa cidade”, avalia o superintendente da SMTT, Renato Telles, que acompanhou mais um dia da ação.

A iniciativa faz parte das ações municipais voltadas à conscientização da população para a necessidade do retorno do uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais, idosos acima de 65 anos, imunossuprimidos, pessoas com doenças crônicas preexistentes, indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto em ambientes fechados, nas unidades de saúde e no transporte coletivo, ou de grande circulação de pessoas, assim como a importância da manutenção dos cuidados sanitários e de completar o esquema vacinal.

População aprova

Para os usuários do transporte público, o serviço de testagem da Prefeitura não só otimiza como também facilita o combate à covid-19, já que muitas vezes a falta de tempo é o que impede as pessoas de realizar as ações preventivas. A ação do TestAju acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, com a disponibilização de 200 senhas para atendimento, por dia, e todos com resultados entregues em até 20 minutos.

“Agradeço à Prefeitura por ter essa testagem aqui hoje porque, com a correria, é muito mais fácil pra mim. Por exemplo, agora estou indo para o trabalho mas, enquanto o ônibus não passa, eu vou poder fazer o teste e tirar a dúvida se estou ou não contaminado e poder proteger melhor minha família”, avalia o jovem Lucas Jesus.

A aracajuana Sonia Maria dos Santos recebeu da SMTT uma máscara de proteção facial e parabenizou a ação da gestão municipal. “Estamos em um momento onde é extremamente importante retornar ao uso de máscara, porque os casos estão aumentando. E a Prefeitura distribuindo ajuda muito às pessoas a se protegerem, porque tem muita gente que não tem condição de comprar máscara”, destaca a usuária.

A trabalhadora Keliane da Silva conta que soube da ação pelas redes sociais da Prefeitura de Aracaju e já foi ao local preparada para realizar o teste. “Esse tipo de iniciativa é muito importante porque facilita para a gente resolver esse problema. Eu tive sintomas na quinta-feira e assim que vi lá no Instagram que teria essa testagem aqui, vim hoje correndo, porque acredito que assim teremos um resultado mais rápido. Pode agir mais rápido. Se der positivo eu já vou me isolar, me proteger e proteger as pessoas em geral”, disse.

Rita de Cássia precisou ir ao Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rodoviária Nova – ao lado do Terminal Leonel Brizola -, e aproveitou para fazer a testagem. “Passei por aqui e preferi parar rapidinho para fazer esse teste e saber se estou com o vírus ou não. A Prefeitura está de parabéns com essas ações, porque assim é bom para a população se precaver”, ressalta a cidadã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]

  • Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

    A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação [...]

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]