Em 2022, foram realizados mais de 5 mil exames de mamografia, destes 129 são magnificações/compressões que são complementares à mamografia

Neste domingo, 05, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, que reforça a importância do procedimento instituído por meio da Lei nº 11.695/2.008. No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem sido ofertado diversos serviços às mulheres para a detecção precoce de alterações nas mamas, como é o caso da mamografia. Em 2022, foram realizados mais de 5 mil exames de mamografia, destes 129 são magnificações/compressões que são complementares ao procedimento.
Segundo a gerente assistencial do Caism, Zaira Freitas, além da mamografia, outros serviços são oferecidos na unidade voltados ao diagnóstico do câncer de mama. “Nossa missão é o diagnóstico precoce do câncer de mama, então, dentre os exames oferecidos pelo serviço, estão incluídos a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), a biópsia de mama (Core biopsy), a magnificação mamária, compressão seletiva, tomossíntese e estereotaxia mamária. Toda a oferta de procedimentos objetiva o atendimento de mulheres da melhor maneira possível, possibilitando a realização do diagnóstico, o mais breve possível”, ressalta a gerente.

A mamografia é fundamental na detecção do câncer de mama. “A mamografia é de extrema importância e possui duas modalidades, a de rastreamento e a de diagnóstico. A de rastreamento possui um caráter preventivo em que a lesão é procurada pelo profissional. Já a de diagnóstico serve para fechar o diagnóstico quando já existe a presença da lesão. Então, a mamografia se faz muito importante porque previne e direciona para o tratamento”, destaca.

Em caso de suspeita de alguma alteração mamária, a paciente precisa comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para ser avaliada clinicamente por um profissional e receber a solicitação do exame. Na UBS, será solicitada a realização da mamografia, através do complexo regulatório. Caso a mulher apresente uma lesão grave, deverá buscar imediatamente o atendimento na UBS e lá, o profissional a direciona, de forma prioritária, ao serviço de mastologia do Caism.

FONTE: AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO DE SERGIPE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]