Deputado diz que País enfrentou forte crise econômica quando o PT questionou a autonomia do Banco Central

“Dinheiro brasileiro deve ser investido no nosso País” – Rodrigo Valadares critica governo Lula por anúncio sobre financiamento de gasoduto na Argentina

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do CINFORM ON LINE conversou com o deputado federal Rodrigo Valadares (União) para ele comentar a polêmica envolvendo o governo do presidente Lula (PT), que vem questionando publicamente a autonomia do Banco Central. Para o parlamentar sergipano, a ação do Partido dos Trabalhadores não é “nova” e que já deu muito errado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Rodrigo também condenou o anúncio, pelo governo federal, de financiar obras do gasoduto da Argentina com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“Temos pouco mais de 40 dias deste governo, é um pouco prematuro fazer uma avaliação, mas a gente já identifica sinais de que a política econômica deu uma piorada. Não concordo e vejo com preocupação essa intervenção que Lula quer promover no Banco Central. Isso já ocorreu no governo de Dilma Rousseff que ignorou os sinais de inflação e resultou em uma das maiores crises econômicas que o nosso País atravessou”, alertou o deputado federal.

Rodrigo Valadares explicou que os efeitos em desestabilizar a economia são ruins porque todos sofrem. “Quando a gente fala em economia, as pessoas logo pensam nos grandes investidores, mas quando o governo tenta esse tipo de intervenção no Banco Central, por exemplo, acaba afetando lá na ponta, o trabalhador assalariado, que passa a pagar mais caro na passagem do ônibus, no preço da carne e do feijão, por exemplo. Quem mais sofre é quem vive com um ou dois salários mínimos”.

O parlamentar sergipano reforça sua teoria que a ex-presidente Dilma Rousseff questionou a autonomia do Banco Central e a crise econômica foi tamanha que resultou, entre outros fatores, no processo de impeachment. “Quando você não tem estabilidade na economia é o povo pobre quem paga a conta! O gás de cozinha, o alimento, tudo fica mais caro! Este é um tema relevante e que merece toda a atenção do Congresso Nacional”.

8 de Janeiro – Rodrigo Valadares também anunciou que já assinou o pedido para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os atos extremistas que ocorreram em BSB no dia 8 de janeiro, com a depredação do patrimônio público. “Estranhamente o PT e o governo federal são contrários! Depois de todo aquele alarde, agora estão contra! Nós queremos investigar tudo o que aconteceu, se o governo foi conivente, e até entender o porquê das forças de segurança não promoverem resistência aos atos”.

Transposição – O deputado federal sergipano também revelou que vai participar da Frente que acompanha e investiga o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco pelo governo federal. “Por enquanto estamos ouvindo rumores de canais fechados no Rio Grande do Norte, na Paraíba, e nós queremos entender o que estaria acontecendo. Se existe, por exemplo, algum tipo de sabotagem em trechos importantes da obra que foram entregues pelo ex-presidente Bolsonaro”.

Foco em BSB – Questionado pela reportagem se pretende disputar as eleições de 2024 em Aracaju, Rodrigo Valadares reforça que seu foco agora é trabalhar pelo povo sergipano em BSB, ao longo de todo ano de 2023. “Este ano não farei política e será só trabalho. Deixa a política para 2024. Há uma forte expectativa pelo nosso mandato em BSB”, disse, assegurando que já manifestou, em entrevistas, que está à disposição do governador Fábio Mitidieri para ajudar Sergipe em BSB. “Não sou oposição e nem situação! Sou independente!”.

Gasoduto da Argentina – “Sou contra esse investimento com dinheiro do povo brasileiro no exterior. Falam em quase R$ 4 bilhões para este gasoduto na Argentina. E por quê esse dinheiro não é melhor investido aqui no Nordeste, por exemplo? Existe uma proposta tramitando que nós vamos trabalhar para aprovar que impede este tipo de investimentos com recursos do BNDES. Não concordo em investir dinheiro nosso, do povo brasileiro em País que está falido, economicamente falando, por conta de uma política socialista”, condenou Rodrigo Valadares.

Lula com Biden – Sobre o encontro que ocorreu, essa semana, nos Estados Unidos, Rodrigo disse que esperava muito mais e que o encontro foi bem diferente dos registrados entre Bolsonaro e Trump. “Antes tínhamos acordos firmados. Desta vez foi algo constrangedor, sem acordo algum, sem coletiva e sem nada significativo”.

Lula em Sergipe – Diante da visita do presidente Lula a Sergipe, esta semana, Rodrigo disse que espera por anúncios concretos do governo federal. “Torço pelo melhor para Sergipe. Espero que o governo anuncie o término da duplicação da BR-101, que fale sobre a duplicação da BR-235, que poucos tocam no assunto, e o Canal de Xingó. Só espero que não se transforme em uma visita politiqueira apenas para acomodar militantes do PT estadual que ficaram sem cargos após as eleições de 2022”.

Aborto – Por fim, Rodrigo Valadares vê “retrocesso” na decisão do governo Lula de retirar o Brasil do acordo internacional do Consenso de Genebra, em defesa da vida, da saúde das mulheres, do fortalecimento da família e da soberania de cada nação na política. “Vivemos um retrocesso na luta contra o aborto. Isso em muito pouco tempo de governo. O que é lamentável e nós vamos lutar e defender nossa bandeira”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Expo Glória 2024 começa com expectativa de fortalecimento do agronegócio

    Expo Glória 2024, feira agropecuária tradicional da região do alto [...]

  • Valor da produção da pecuária e aquicultura em 2023 tem alta de 5,4%

    O valor de produção na PPM 2023 chegou à marca [...]

  • Glicia Kelline vai ministrar imersão presencial ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline está nos últimos preparativos para realizar [...]

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]