O vereador por Aracaju, Professor Bittencourt (PDT) participou de uma reunião ordinária na tarde da última quarta-feira, 08, com a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Sergipe, o Fórum Sergipano de Religiões de Matriz Africana e a Diretoria de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju. A reunião aconteceu no plenário da OAB Sergipe e teve como foco a realização da 8ª edição da Caminhada para Oxalá, evento que faz parte do calendário cultural e religioso do estado e que, este ano, deve acontecer no mês de março.
“A marcha para Oxalá é muito importante, porque ela transcende os níveis de manifestação religiosa de matriz africana. É uma marcha em favor do respeito à diversidade religiosa, contra a intolerância e em favor de todo um povo que vê, na religiosidade, um instrumento de construção de paz, harmonia e de respeito às diferenças e às diversidades”, destacou Bittencourt.
O movimento negro e a religião de matriz africana são bandeiras de defesa do mandato do vereador Professor Bittencourt, que durante a reunião, se colocou à disposição para fazer a interlocução com o executivo municipal, garantindo o apoio à essa importante manifestação cultural.
“Eu venho aqui me colocar mais uma vez à disposição. Sempre contribui de alguma forma, seja fazendo essa interlocução entre a marcha e o executivo, no sentido que a prefeitura de Aracaju possa contribuir de alguma maneira. Vim aqui empenhar o mandato, com total disposição, para que possa contribuir no que a Comissão e a Organização da Marcha entender que seja importante”, pontuou o parlamentar.
Para o Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Sergipe, Alessandro Nascimento, a reunião foi muito produtiva. “Essa reunião foi muito produtiva sobre o aspecto de que temos um projeto a ser construído. Ver a questão da logística, trio, percurso, banda, tudo isso, graças a participação do nobre vereador Professor Bittencourt, o qual se comprometeu em dialogar com a prefeitura sobre esses pontos. Estou muito feliz, pois acredito que a partir dessa reunião muita coisa vai ser colocada em prática”, destacou.
A Caminhada para Oxalá é uma mobilização das comunidades de terreiro pelo direito à liberdade religiosa, à paz e pelo direito à vida. Para Irivan de Assis, membro do Fórum Sergipano de Religiões de Matriz Africana, “tudo isso é uma somação de forças e de valores que só vem acrescentar e garantir que a caminhada aconteça. A perspectiva é a melhor possível: que possamos realizar uma caminhada grandiosa e com a participação dos poderes públicos, da sociedade civil e do povo em geral”, pontuou.