Por Evelyn Mateus
O segmento estético da nutrição vem ganhando força entre os profissionais da área. Isso porque, a preocupação com o corpo saudável e sobretudo bonito, atinge não só mulheres, como é de se esperar, mas também homens de várias faixas etárias e diferentes classes sociais.
Quando se fala em alimentação voltada à estética, logo imagina-se uma dieta restritiva, focada no emagrecimento. Porém, o que nem todos sabem é que os alimentos são capazes de influenciar diversos sistemas do nosso organismo e podem trazer resultados visualmente significativos, como melhora da acne, redução da aparência da celulite e o fortalecimento de cabelos e unhas. Além, é claro de ser um fator indispensável em pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
Além das vitaminas e minerais presentes nas frutas, verduras e legumes que já conhecemos, existem ainda alguns suplementos que atuam de forma direta ou indireta na construção de um corpo mais bonito. São eles:
► Ácido elágico – equilibra o pH da pele, tem efeito desintoxicante e anti-inflamatório
► Cafeína – aumenta a disposição e melhora a performance das atividades físicas
► Cavalinha – dispõe de propriedades diuréticas, digestivas e anti-inflamatórias
► Coenzima Q10 – contribui para a regeneração celular
► Colágeno – além de melhorar a elasticidade e a firmeza da pele, possui efeito protetor nas cartilagens das articulações, importante para quem faz exercícios de alto impacto
► Creatina – melhora o desempenho nos treinos e otimiza a recuperação muscular
► Gengibre – tem ação vasodilatadora e termogênica
► Indol 3 Carbinol – ajuda na eliminação de toxinas
► Linhaça – previne doenças inflamatórias, além de melhorar o ritmo intestinal e diminuir o inchaço abdominal
► Resveratrol – contém antirradicais livres que previnem o envelhecimento precoce da pele
► Vitamina A – além de possuir antirradicais livres, ajuda a fortalecer unhas e cabelos
Entretanto, mesmo que os suplementos e fitoterápicos sejam comprovadamente eficazes na melhora da estética, nenhum deles consumidos de forma isolada, é capaz de transformar a qualidade da pele, cabelo ou corpo sem uma alimentação equilibrada, ingestão de água adequada, sono regular e uma rotina de exercícios físicos.
*Evelyn Mateus – Nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pela FATELOS