O Banco de Leite Humano Marly Sarney, órgão vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes [popularmente conhecida como Lourdinha], lança junto à população sergipana uma campanha para estimular a doação de frascos de vidro para acondicionamento do leite humano doado pelas voluntárias. O objetivo é reforçar o estoque, a fim de evitar desabastecimento. A campanha é permanente, haja vista a necessidade de ser diária.
A doação representa um ato de solidariedade que ajuda a conservar o leite materno doado, vital para a saúde e desenvolvimento dos bebês prematuros que nascem na Lourdinha. Para aderir à campanha, basta contribuir com um copo de vidro de aproximadamente 50 cm ou um frasco de vidro de café solúvel.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Bárbara Reis, o leite humano é um alimento nobre, pois atende a todas as necessidades nutricionais dos recém-nascidos. “O leite materno é comprovadamente o mais completo alimento para a criança no seu início de vida, por conter benefícios para o seu desenvolvimento de forma saudável”, reforçou a coordenadora.
O Banco de Leite Humano Marly Sarney está localizado na Rua Mato Grosso, bairro José Conrado de Araújo
A ação se antecipa ao mês da Doação do Leite Humano, em maio, quando há um volume maior de doação do alimento, embora a campanha seja permanente. “O fato é que, quando a gente faz esse apelo através da mídia, as pessoas se sensibilizam e aderem ao movimento, contribuindo para que a gente possa manter nosso estoque de frascos de vidro”, ressaltou.
Os potes de vidros com tampas de plástico são ideais. O frasco de café solúvel acondiciona de forma correta o leite materno. O material doado é lavado, seco e esterilizado. O processo evita que o leite perca os nutrientes, além de não acumular cheiro e resíduos. Da mesma forma, o copo de vidro.
Locais para doação
- Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada à avenida Tancredo Neves, 5.700. Contato: 3225-8650;
- Banco de Leite Humano Marly Sarney, localizado à Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araujo, Aracaju. Contato: (79) 3226-6301 – email: blhumano.mnsl@saude.se.gov.br