A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (22) a operação ‘Falsa Central’ em quatro municípios do Brasil, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de causar prejuízos de mais de R$ 10 milhões a 200 correntistas do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Foram cumpridos seis mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Carmópolis (SE) e nos municípios paulistas de Praia Grande, Jacupiranga e Guarulhos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe, o grupo é liderado por um hacker paulista que criou sistemas maliciosos que facilitam a obtenção de dados dos clientes, além de central de atendimento que simula a do banco ao qual a vítima é cliente. A investigação apontou que o hacker alugava e vendia o serviço criminoso para outros golpistas.

A operação ‘Falsa Central’ é relacionada apenas a vítimas que são correntistas do Banese, mas há fortes indícios de que os criminosos lesaram clientes de outros bancos em várias partes do país. Segundo a delegada Maria Pureza, que coordena a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), antes de entrarem em contato com as vítimas, os criminosos faziam uma engenharia social, estudando toda a vida da pessoa e já entravam em contato de posse de informações pessoais que levavam a vítima a acreditar que estava falando com o atendente de seu banco.

*Com informações do G1 Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

    A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 [...]

  • Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

    A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação [...]

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]