Saiba como evitar acidentes no período chuvoso

Com a chegada do outono, a previsão é de que as chuvas se intensifiquem ao longo dos próximos meses. Queda de objetos na rede elétrica, alagamentos e raios são algumas situações que podem acontecer neste período. Para evitar acidentes, a Energisa alerta a população sobre os principais cuidados com a rede elétrica durante as chuvas.

As chuvas e os fortes ventos podem provocar a queda de árvores na rede elétrica, além de outros objetos, que podem provocar a ruptura de cabos elétricos. O coordenador do Centro de Operações Integrado (COI) da Energisa em Sergipe, Aliston Barbosa, alerta sobre os principais cuidados nessas situações para evitar acidentes.

“A orientação ao encontrar um cabo partido é não utilizar nenhum objeto, como por exemplo madeira ou haste metálica, para afastar o cabo, devido ao risco de choque elétrico. É importante reforçar que somente profissionais autorizados pela Energisa devem fazer intervenções na rede elétrica. Além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade”, orienta.

Ainda segundo Aliston, quando houver chuvas com trovões, a orientação é nunca ficar em campo aberto e procurar abrigo imediatamente. “A recomendação é não ficar embaixo de árvores. Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios.”

Quem estiver em casa durante chuvas com raios, a recomendação é retirar os eletrodomésticos da tomada, pois a descarga atmosférica pode causar perturbações na rede de energia, além de comprometer as instalações das residências, podendo vir a causar prejuízos como danos em equipamentos elétricos, incêndios, ou até provocar a morte de pessoas e animais.

Preparação para as chuvas

Desde o mês janeiro, a Energisa tem aplicado seu plano de atendimento em situações de contingências, que contemplam desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para o restabelecimento com o menor tempo em regiões mais afetadas.

“Para enfrentar emergências neste período de chuvas, a Energisa tem investido cada vez mais em manutenções preventivas, melhorias e automatização da rede elétrica, além contar com equipes experientes e capacitadas para garantir o restabelecimento com segurança e eficiência. Temos um moderno Centro de Operação Integrado que monitora, durante 24 horas por dia, as condições do sistema elétrico, além de fazermos o acompanhamento diário da previsão do tempo em todas as regiões”, explica Aliston.

Dicas de segurança:

-Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

-Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;

-Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

-Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS)

-É importante que a rede elétrica da residência ou comércio possua sistema de aterramento, conforme norma vigente;

-Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas;

-Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas. Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

-Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;

-Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

-E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

FONTE: Ascom Energisa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]

  • Projeto Bolsa Atleta Estadual é aprovado na Alese

    O Projeto de Lei nº 338/2024, que institui o programa [...]

  • Sergipe vai sediar seminário de desenvolvimento técnico-científico em educação permanente no SUS

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da [...]

  • Em fase decisiva, Campeonato Sergipano de Karts chega na sua quarta etapa no próximo dia 28

    O Campeonato Sergipano de Karts, principal competição da modalidade no [...]