O senador sergipano Laércio Oliveira (PP) participou ontem, em Brasília, de uma audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e de Infraestrutura (CI) do Senado. Na ocasião, os senadores cobraram do ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, a implantação de uma política de microcrédito para incentivar pequenos empreendedores das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o ministro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está “pessoalmente focado” na elaboração de um plano de incentivo ao microcrédito. Na audiência, Waldez Góes se comprometeu a levar a demanda dos parlamentares ao presidente. “A gente vai apresentar para o presidente Lula — lógico que quem vai lançar é ele — uma nova politica de microcrédito. Ele tem insistido muito nisso e está pessoalmente focado na formulação de uma proposta. Se a gente quer diminuir as desigualdades sociais, tem que criar uma política de microcrédito envolvendo todas as instituições. Uma política que garanta o custo baixo desse dinheiro e enxergue como esse dinheiro vai chegar na ponta”, afirmou Góes.
A audiência pública foi sugerida pelos presidentes da CI, senador Confúcio Moura, e da CDR, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Castro destacou “a complexidade e a abrangência” do MIDR e defendeu medidas “para diminuir a defasagem” entre as regiões Norte e Nordeste do restante do país.
Fonte: Agência Senado
Foto: Roque de Sá