As estratégias e as diretrizes que devem nortear a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) serão tema de audiência pública na Comissão de Educação (CE). O foco será “O novo PNE: o mapa do caminho e os grandes objetivos”. A audiência está marcada para segunda-feira (15) às 9 horas e será interativa.
O pedido para o debate foi feito pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). No requerimento, ele sugere um ciclo de debates com sete audiências, que vão abordar diferentes aspectos do plano, como a educação básica, a educação superior, a visão dos trabalhadores da educação e dos estudantes e a educação especial e bilíngue de surdos. A audiência desta segunda-feira será a primeira do ciclo.
O PNE define ações, prazos e metas para as mais diferentes iniciativas educacionais para períodos de dez anos e é o instrumento fundamental para os planos instituídos em estados e municípios. O atual plano, iniciado em 2014, deve encerrar sua vigência em 2024.
Entre os convidados para participar da audiência estão: a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; e a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Zara Figueiredo, além de representantes do Fórum Nacional da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Com precipitações de 40 mm em Aracaju, Defesa Civil monitora áreas de risco

    Com as chuvas que começaram a cair na madrugada desta [...]

  • Com telemedicina, Prefeitura amplia acesso a atendimento médico especializado em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Governo de Sergipe fortalece o serviço público com 19 concursos públicos em vigência e 530 convocações realizadas

    Assim como a geração de empregos, a valorização do serviço [...]

  • Embrapa na COP 29: Brasil é líder mundial em uso de biofertilizantes e biodefensivos

    Agrotóxicos e fertilizantes químicos são motivo de preocupação e críticas [...]

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]