A concessionária Aena Brasil, que administra o aeroporto de Aracaju – Santa Maria, passou a oferecer aos passageiros embarque e desembarque através de pontes móveis (fingers). Segundo a administradora dos terminais nordestinos, estes equipamentos trazem inúmeras vantagens para os usuários, que vão desde o aumento da agilidade no embarque até mais conforto e praticidade.

As mudanças fazem parte das obras estruturais realizadas pela companhia para melhorar as experiências dos clientes, oferecendo aeroportos mais modernos, tecnológicos e sustentáveis. As pontes são fabricadas pela chinesa Tianda, uma das principais empresas do setor, e vão atender a muitos voos domésticos. Com até 6,5 metros de altura, elas podem ser acopladas a mais de 40 modelos de aeronaves a jato.

Desde o dia 12 de maio, o aeroporto de Aracaju conta com o novo equipamento. O primeiro voo a utilizar os fingers foi o 1503, da Gol, com destino a Guarulhos-SP. Cada uma das pontes móveis tem 31 metros de extensão – com estrutura metálica – e as duas são climatizadas. Podendo ter a altura ajustada para um mínimo de dois metros e um máximo de seis, elas também são compatíveis com mais de 40 modelos de aeronaves a jato, contemplando a grande maioria dos que o aeródromo já recebe, como o Boeing 737-800 e o Airbus A321.

O equipamento também é automatizado, com sensores de altura e aproximação, e atende aos requisitos de acessibilidade, incluindo os passageiros que têm dificuldade de locomoção. “Temos hoje uma movimentação mensal média de 98.141 passageiros, dados do primeiro trimestre desse ano. Pelo menos dois terços deles agora vão passar pelas pontes de embarque em suas viagens. Fica mais rápido, pois a distância percorrida é menor; mais confortável, porque o passageiro estará protegido das intempéries e num espaço climatizado; e seguro, já que não estará circulando no mesmo espaço de aeronaves e veículos”, afirmou Wanderson Silva, diretor do Aeroporto.

O terminal de Aracaju hoje tem três companhias operando – Latam, Azul e Gol – realizando rotas para o Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Guarulhos e Campinas, as duas últimas em São Paulo.

A Aena tem realizado mudanças para melhorar as experiências dos clientes. Aracaju já teve seu embarque todo renovado e transferido para o primeiro andar, passando de 735 m² para 2,2 mil m² e ganhando escadas rolantes, elevadores e um novo sistema de processamento de bagagens.

Melhorias no pátio estão em andamento e uma nova posição foi acrescentada. Além disso, o desembarque está em fase final de obras e vai passar de 785 m² para 1,15 mil m², continuar climatizado e passa a oferecer um serviço mais rápido para os passageiros, graças ao novo sistema de restituição de bagagens.

A Aena também já realizou a renovação completa dos banheiros, melhorias no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade no aeroporto de Aracaju.

 

Fonte: Aena Brasil

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Expo Glória 2024 começa com expectativa de fortalecimento do agronegócio

    Expo Glória 2024, feira agropecuária tradicional da região do alto [...]

  • Valor da produção da pecuária e aquicultura em 2023 tem alta de 5,4%

    O valor de produção na PPM 2023 chegou à marca [...]

  • Glicia Kelline vai ministrar imersão presencial ‘Comunicação em Essência’ em Aracaju

    A treinadora Glicia Kelline está nos últimos preparativos para realizar [...]

  • Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

    O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários [...]

  • Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

    A vacina oral poliomielite (VOP, na sigla em inglês), será [...]