A Polícia Militar de Sergipe comemorou o aniversário de 15 anos de fundação do Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga). O evento aconteceu ontem (16), no município de Nossa Senhora da Glória, região do Alto Sertão sergipano, onde a unidade está sediada.

O comandante-geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, por ocasião do aniversário do BPCaatinga, agraciou policiais militares da unidade especializada e policiais militares da coirmã Polícia Militar da Bahia com a entrega de medalhas por Tempo de Serviço, Mérito Policial Militar e Alferes Tiradentes.

“A Polícia Militar de Sergipe, uma instituição com 188 anos de existência, tem a honra de celebrar o aniversário do Batalhão de Polícia de Caatinga. São 15 anos de relevantes serviços prestados à segurança pública do nosso estado, em especial, a segurança do povo do sertão. Uma unidade criada para combater crimes específicos e constituída de homens honrados, destemidos e respeitados onde chegam. Assim, é por dever de justiça enaltecer a dedicação, o compromisso e o trabalho de cada policial militar da caatinga no enfrentamento à criminalidade”, discursou.

O coronel Ribeiro prosseguiu se colocando à disposição da tropa e reafirmando o seu compromisso com a valorização profissional dos policiais militares.

“Os senhores têm um comandante parceiro e amigo, sempre disposto a ajudar no enfrentamento à criminalidade. Eu sei o que passa o policial que está diuturnamente nas ruas e, por isso, afirmo que estaremos juntos no combate à violência”.

Ainda durante a comemoração, o comandante realizou a entrega oficial de novas viaturas, além de armamentos e equipamentos que irão fortalecer ainda mais o combate ao crime no sertão sergipano.

Breve histórico – O Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga), Unidade Especializada da PMSE, foi criada em 16 de maio de 2008, objetivando atender à população sertaneja, que necessita de atendimento eficiente e eficaz por parte dos organismos da segurança pública. Devido a área de atuação dessa unidade, que compreende todo o território do estado de Sergipe, a anterior nomenclatura Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga (Ceopac) da PMSE, torna-se Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac). Em janeiro de 2023 o Ciopac foi elevado a Batalhão, adotando a nomenclatura de Batalhão de Polícia de Caatinga (BPCaatinga).

Para integrar o Batalhão de Polícia de Caatinga, o policial deve possuir o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (COPAC), curso este realizado em um período de 10 dias, onde o policial concludente é julgado apto a atuar em ocorrências de alta complexidade numa das áreas mais inóspitas do mundo, que é o semiárido nordestino. Além disso, o candidato a integrar nessa unidade policial deve ter o perfil de um verdadeiro “guerreiro de caatinga”, fato que deve ser demonstrado e observado ao longo do referido curso.

Essa tropa especializada é referência na aplicabilidade do policiamento no sertão sergipano, tanto pela seriedade quanto pelo seu compromisso daqueles que ostentam o Uniforme Camuflado Desert Storm, pois seus integrantes têm como virtudes: a honra, a lealdade, a disciplina e o respeito.

 

Fonte: Ascom/PMSE

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • GACC faz festa do Dia das Crianças na pediatria do Hospital Universitário de Lagarto

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer realizou na [...]

  • CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

    O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) [...]

  • Sergipe estreia nos JUBs com medalhas de ouro e mais de 200 atletas presentes

    Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) tiveram uma grande abertura em [...]

  • Fazenda quer submeter plataformas digitais às regras de livre concorrência

    A Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda (SRE/MF) [...]

  • Erosão faz rio avançar 130m em 10 anos e ameaça Praia do Saco, diz pesquisa da UFS

    Pesquisadores do Laboratório de Progeologia da UFS monitoram litoral sergipano [...]