O Governo de Sergipe investirá na construção de uma nova ponte que ligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, na capital. Para viabilizar a obra estruturante, o governador Fábio Mitidieri entregou pessoalmente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei que foi aprovado e já sancionado, que possibilitará mais esse investimento para Sergipe. “A construção desta ponte vai promover desenvolvimento socioeconômico, gerar empregos, potencializar a mobilidade urbana e o turismo em nossa capital. A nossa expectativa é que as obras já tenham início no segundo semestre deste ano”, pontuou o governador.
O projeto possibilitará um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e Zona de Expansão de Aracaju. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto Dantas, a ponte se estenderá do final da avenida Tancredo Neves até a rua Antônio Maia, localizada na Coroa do Meio. “A ponte vai melhorar a mobilidade urbana em Aracaju, ligando o corredor da Tancredo Neves até o bairro da Coroa do Meio, facilitando o acesso, inclusive, à Orla da Atalaia. O projeto prevê, além da ponte estaiada sobre o Rio Poxim, um elevado na Avenida Beira Mar para facilitar o trânsito em toda região”.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da capital sergipana, Aracaju, era de 672.614 em 2021. Estudo do próprio IBGE apontou que Aracaju era a capital nordestina com a maior taxa de crescimento geométrico da população, 1,20%, ainda até 1º de julho de 2020. E, justamente por conta desse crescimento populacional, habitacional e do número de veículos que trafegam pelo município, com vistas ao impulsionamento do desenvolvimento econômico.
A construção da ponte da Coroa do Meio está prevista entre as ações estruturantes descritas no Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe). O Projeto de Lei aprovado pela Alese autoriza o Poder Executivo estadual a contratar operação de crédito que possibilita a construção do viaduto de interseção da Avenida Beira Mar com a Avenida Tancredo Neves, bem como a construção da ponte estaiada sobre o Rio Poxim, no valor de até R$ 300 milhões, junto ao Banco do Brasil, com garantia da União.
Fonte: Governo de Sergipe