Mãe pela primeira vez, a jornalista Tâmara Oliveira decidiu praticar um gesto que tem ajudado a salvar muitos bebês prematuros: ela é doadora de leite materno. Foi observando a tristeza de algumas mães na Sala de Ordenha, por não conseguirem tirar o leite suficiente para dar aos seus filhos, que ela se sensibilizou e decidiu ser doadora. “Como tenho sobra, e certamente seria descartada, pois meu filho não daria conta, resolvi doar. Um potinho com 200 ml pode sustentar vários bebês”, explica.

Atos como o da jornalista são fundamentais para garantir leite materno para os bebês que nascem prematuros e acabam internados, dependendo da doação de leite para se alimentar, ou mães que por algum motivo não podem amamentar seus bebês. “Vamos colaborar. Se você tem sobra de leite, vale a pena. O coração se enche de alegria. É um ato de amor e salva vidas. Eu fico muito feliz toda vez que faço a ordenha, até brinco com meu filho dizendo que mamãe vai tirar o leite dos irmãozinhos dele da Utin”, conta.

Tâmara Oliveira ao lado de Romeo: “Se você tem sobra de leite, vale a pena doar”

O leite materno é o alimento mais importante para o bebê. Além de conter todos os nutrientes necessários para os primeiros seis meses de vida, ele é o único alimento que possui imunoglobulinas e anticorpos que protegem contra várias doenças. Ele também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico. Por isso, é importante o trabalho realizado pelos bancos de leite. Para atender a necessidade da rede, são necessários, durante um mês, 400 litros de leite humano. No entanto, estão sendo captados, atualmente, apenas 120 litros.

A baixa no estoque tem causado preocupação para os gestores do Banco Leite Humano Marly Sarney, que fica localizado na Rua Mato Grosso, s/n no Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju. Atualmente, ele conta com 50 doadoras regulares e está precisando aumentar esse quantitativo, que advém das voluntárias que têm sobra na produção de leite materno. A coordenadora da unidade, a enfermeira Bárbara Reis, salienta a necessidade da doação para atender às crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

“A doação do leite humano é de grande importância para as crianças prematuras de baixo peso, que estão internadas, e que suas mães não podem amamentar. Nesse sentido, o Banco de Leite Marly Sarney orienta pela doação segura e informa que o leite humano é oferecido aos recém-nascidos, com a finalidade da redução da morbidade e mortalidade neonatal. Temos uma missão importante, que é garantir dentro da portaria que nos rege, a doação de Leite Humano Pasteurizado”, destaca.

Joaquim (filho de Laiany) com Fátima (Bando de Leite) recolhendo leite materno para doação

A professora universitária Laiany rose Souza Santos doou leite materno pela primeira vez em 2017 quando teve sua primeira filha, que foi amamentada até os 2 anos e 2 meses. Agora, em 2023, ela está doando novamente após o nascimento do filho que já tem 2 meses e só se alimenta de leite materno. “É um gesto de humanidade e solidariedade para salvar vidas. Eu tenho leite em quantidade de alimentar meu filho e excedente que pode servir de alimento para outras crianças, então vale o esforço porque o sentido é muito especial”, relata.

Quem pode doar leite materno?

Toda mulher que está amamentando, é saudável, não está fazendo uso de nenhuma medicação que contraindique a amamentação e que tem sobra de leite pode doar. Qualquer quantidade de leite materno é importante. Este leite. Este leite é destinado aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, ou com alguma patologia, que se encontram nas Utins (UTIs Neonatais) e que estão impossibilitados por algum tempo de serem amamentados pela mãe.

Segundo a médica pediatra e alergista, Drª Nayra Valdete Andrade Vasconcelos, já foi comprovado que o leite materno só traz benefícios para os bebês, reduzindo a mortalidade e as complicações durante o período de internação desses prematuros. “O leite materno é um alimento rico em nutrientes, além de possuir fatores imunológicos que protegem contra várias doenças.  Portanto, esse leite doado só traz vantagens para a saúde dos bebês, além de diminuir o tempo de internação”, explica.

Drª Nayra Valdete Andrade Vasconcelos, médica pediatra e alergista

 Como doar

Para ser doadora de leite materno, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano Marly Sarney, através do telefone (79) 3226-6301, onde será feito um cadastro, sendo solicitados os exames pré-natais para a comprovação da saúde da possível doadora e todas as orientações de como ordenhar o leite e o material serão entregues à mesma. Além disso, é necessário que ela perceba o leite em excesso. Sendo comprovada a sua saúde e o leite excedente, a doação será realizada. O leite doado será recolhido na própria residência da doadora.

“Quando você se propõe a doar leite humano, você está exercitando não apenas o amor ao próximo, mas tem a consciência de que é um ato que pode salvar as vidas de recém-nascidos que se encontram temporariamente impossibilitados de serem amamentados por suas mães. O leite materno é um alimento padrão ouro, rico e completo e que traz proteção”, disse Drª Nayra Valdete.

Rede de bancos de leite em Sergipe 

Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH)/Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel/O Banco de Leite Zoéd Bittencourt/Posto de Coleta Santa Isabel.

Contatos:

  • Banco de Leite Humano Marly Sarney

Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araujo. Aracaju (SE). Telefone (79) 3226-6301. E-mail: blhumano.mnsl@saude.se.gov.br.

  • Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE). Telefone (79) 3225-8650.

  • Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel

Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro, Itabaiana (SE). CEP 49500-00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. E-mail diretoria@msjose.com.br.

  • Maternidade Zacarias Júnior/Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt

Rua Hipólito Santos. Centro, Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]

  • Municípios: entidades alegam subfinanciamento em principais áreas de interesse da população

    Algumas das principais entidades que representam os municípios brasileiros alegam [...]