O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) divulgou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente ao ano de 2021. A avaliação considera sete áreas da administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. No levantamento, nenhum município foi considerado com alta efetividade e 80% dos municípios sergipanos foram considerados com baixo nível de adequação.

De acordo com o TCE/SE, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEG-M consiste em um indicador cujo objetivo principal é servir como ferramenta para que os gestores municipais e a sociedade em geral avaliem a eficiência das políticas públicas. O índice também oferece elementos que são subsídios à ação exercida pelo órgão de fiscalização, considerado o principal produto da Rede Nacional de Indicadores (INDICON).

Aracaju, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória apresentaram índices de gestões efetivas. Os municípios de Barra dos Coqueiros, Canindé do São Francisco, Carira, Divina Pastora, Estância, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga D’ Ajuda, Lagarto, Laranjeiras, Propriá e São Cristóvão foram considerados com gestões em fase de adequação. Os demais municípios sergipanos apresentaram baixos níveis de adequação.

O IEG-M, coletado anualmente, é construído a partir das respostas dos gestores municipais aos questionários eletrônicos com perguntas relacionadas às sete áreas que compõem a gestão pública. Segundo o TCE/SE, as questões foram definidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) e pelo Instituto Rui Barbosa.

(Ilustração: TCE/SE)

Para acessar os índices completos, acesse aqui.

_____________

Por Keizer Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Nova Tarifa Social de Energia Elétrica vai beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros

    O presidente Lula assinou nesta quarta-feira (21/5), a Medida Provisória [...]

  • Flávia Nonato dá novos passos no mercado imobiliário sergipano com posicionamento voltado para imóveis exclusivos

    Com uma trajetória que combina sensibilidade, técnica e experiência, a [...]

  • Prefeita Emília discute eficiência do saneamento em Aracaju com diretoria da Iguá

    A prefeita Emília Corrêa, junto com o presidente da Empresa [...]

  • Sest Senat completa 24 anos formando e qualificando os colaboradores do setor de transporte

    O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem [...]

  • INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika

    Crianças de até 10 anos, nascidas de 1º de janeiro [...]