Nos últimos anos, a voz das mulheres tem ganhado cada vez mais força. Ela ecoa nas marchas, redes sociais, no dia a dia e até mesmo em grandes premiações. Hoje, temos mais coragem de denunciar abusos, assédios, constrangimentos, diferenças salariais e tudo aquilo que já estamos cansadas de passar dia após dia, geração em geração.

No entanto, depois de tantos séculos de luta, pouca coisa mudou. Nós, mulheres, ainda recebemos cerca de 15% a menos do que os homens, mesmo estudando e trabalhando mais do que eles. Ainda estamos longe da cúpula do poder, da tomada de decisões e dos cargos de chefia.

Segundo um estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,5% dos assentos da Câmara dos Deputados eram ocupados por mulheres em 2017. Trazendo para a realidade sergipana, dos 24 deputados estaduais, apenas quatro são mulheres. Já no mercado, apenas 37,8% dos cargos gerenciais eram ocupados pelas mulheres em 2016.

Hoje, trabalhamos em inúmeros cargos que há alguns anos eram considerados “profissões de homens” e provamos que temos a capacidade de fazer qualquer coisa que queremos. Mas ainda esbarramos em concepções retrogradas de que deveremos abrir mão de nossas carreiras por sermos mães.

Gostamos de flores e bombons, mas hoje, 8 de março, é um dia para celebrar as conquistas e continuar lutando por direitos iguais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]

  • Ironman: SMTT sugere rotas alternativas para garantir a mobilidade urbana em Aracaju; confira

    Para garantir a mobilidade urbana em Aracaju durante a realização [...]