O prefeito Edvaldo Nogueira reassumiu o comando de Aracaju, nesta segunda-feira, 2. O gestor da capital foi reconduzido ao cargo após 15 dias de afastamento para uma missão oficial na China. A viagem de Edvaldo ao país asiático foi dividida em duas etapas. A primeira parte da programação, ele cumpriu como presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Já o segundo bloco se concentrou no fortalecimento das relações com Yantai, cidade-irmã de Aracaju, e outras cidades chinesas. Durante o período de afastamento do prefeito, a administração do município ficou sob o comando do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos.
“É com grande felicidade que retorno à Prefeitura, após cumprir essa importante missão na China. Foi uma viagem em que tive a oportunidade de viver grandes experiências, tanto no primeiro momento, quando pude conhecer inovações tecnológicas que contribuirão para o desenvolvimento das cidades, como no segundo, que teve como foco o estreitamento das relações bilaterais entre Aracaju e as cidades chinesas. A China é um país muito rico culturalmente e que tem avançado nas mais diversas áreas com uma velocidade que impressiona, sobretudo nos últimos anos. Portanto, foram dias muito enriquecedores e que nos mostraram, inclusive, a grande importância que eles têm dado ao acordo de irmandade que foi selado entre Aracaju e a cidade chinesa de Yantai”, destacou Edvaldo.
O prefeito também pontuou a reunião com a presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD) e ex-presidente da República, Dilma Rousseff, como outro momento de grande relevância da viagem. “Foi um encontro muito profícuo, em que apresentei o nosso projeto ‘Aracaju Cidade do Futuro’ e todas as obras que serão executadas com os recursos do financiamento que será firmado entre a Prefeitura e a instituição dos Brics. Além disso, também definimos a data de assinatura do contrato, será neste mês de outubro, e Dilma participará virtualmente deste ato que marcará o início de um novo momento para a nossa capital”, reiterou.
Ao ser reconduzido ao cargo, o gestor agradeceu, ainda, ao presidente da Câmara, vereador Ricardo Vasconcelos, “por ter cuidado da cidade com tamanho zelo e compromisso”. “Esta foi a terceira vez que Ricardo esteve à frente da Prefeitura e, assim como aconteceram nas outras ocasiões, estive tranquilo durante todo o tempo porque conheço a capacidade e eficiência que Ricardo tem para assumir o cargo. Ele governou plenamente durante esse período, tomando as decisões necessárias para que a nossa cidade continuasse no caminho do desenvolvimento”, completou o prefeito.
O vereador Ricardo Vasconcelos, que retorna ao comando da Casa Legislativa, agradeceu o apoio que recebeu da equipe da Prefeitura de Aracaju nos últimos 15 dias. Ele destacou também que a experiência “foi muito positiva”, e que “estando do outro lado da moeda, tem a oportunidade de conhecer de perto os desafios que o prefeito Edvaldo enfrenta no dia a dia”.
“Assim como das outras vezes que estive como prefeito em exercício, pude ver o quanto a Prefeitura de Aracaju está em boas mãos. É um desafio muito grande tomar conta de uma cidade com mais de 600 mil habitantes, com tantas coisas para resolver, e o prefeito Edvaldo Nogueira, um político de larga experiência, que possui um carinho especial pela nossa cidade, tem desempenhado este papel muito bem. Que possamos estreitar ainda mais as relações em prol da nossa capital, porque é isso que a população espera. Retorno ao legislativo com o compromisso de trabalhar, cada vez mais, por esta relação harmoniosa entre os dois poderes. Seguiremos trabalhando juntos pela nossa cidade e pelos aracajuanos”, acrescentou o parlamentar.
Missão na China
No primeiro bloco da viagem oficial à China, o prefeito de Aracaju, que preside a Frente Nacional de Prefeitos, visitou as instalações de grandes multinacionais, como a montadora de carros elétricos BYD e a sede da empresa de telefonia e tecnologia Huawei, localizadas na cidade de Shenzhen. Edvaldo também conheceu um complexo projetado pela Huawei para abrigar mais de 25 mil funcionários, e participou, em Xangai, da Huawei Connect 2023 – maior feira de tecnologia do mundo. Na ocasião, Edvaldo representou os prefeitos brasileiros no Brazil Night, evento que integrou a programação da feira.
Ainda na primeira etapa, Edvaldo foi recebido pela presidente do Novo Bando do Desenvolvimento (NBD) e ex-presidente da República, Dilma Rousseff, oportunidade na qual foi definida a data de assinatura do contrato para o financiamento de R$ 500 milhões que será firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o banco dos Brics.
Já a segunda semana da viagem teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais entre Aracaju e as cidades chinesas. Em Yantai, Edvaldo foi recepcionado pelo secretário do Partido Comunista Chinês, Jiang Cheng, e pelo vice-prefeito Zhang Zhixin, quando trataram sobre o acordo de irmandade que foi selado entre Aracaju e a cidade da província de Shandong. O gestor também participou do Fórum Mundial de Cidades-Irmãs, que contou com a presença de líderes políticos de mais de 30 países, sendo o único representante brasileiro no evento.
Além disso, o prefeito participou do Fórum Mundial sobre Civilizações, em Qufu, que contou com participação de mais de 1600 pessoas, sendo 330 líderes políticos de diversos países. O último compromisso de Edvaldo no país asiático foi a visita à Embaixada do Brasil na China, a convite do embaixador Marcos Bezerra Galvão.
Fonte: PMA