O Hospital São Lucas continua inovando e ampliando a utilização de tecnologias modernas em prol da saúde e segurança de seus pacientes. Desde o primeiro semestre desse ano, o hospital conta com a operação dos dispensários eletrônicos que, de acordo com a supervisora de Farmácia do hospital, Naiane Dantas tem o objetivo de aprimorar a assistência hospitalar e ambulatorial com a disponibilização de equipamentos modernos de alta tecnologia, recursos e insumos.

“O uso dessa tecnologia é extremamente importante por otimizar nosso tempo de atendimento. Através dele conseguimos melhorar a qualidade desse atendimento, mas sem perder o nosso principal foco que é a segurança do paciente”, comentou ela, lembrando que o São Lucas é o único hospital do Estado de Sergipe com essa nova tecnologia de armazenamento de medicamentos.

Ela explica, ainda, que os dispositivos eletrônicos armazenam medicamentos e materiais dando assistência completa para que a equipe de enfermagem tenha acesso os itens que ela precisa para prestar assistência aos pacientes. A máquina é totalmente monitorada com regras e critérios de acesso que são acessados exclusivamente por colaboradores autorizados e previamente cadastrados com o uso do leitor de impressão digital. Dessa forma, os dispositivos eletrônicos oferecem total segurança e agilidade na manipulação e administração dos medicamentos. Além disso, a utilização dos dispensários eletrônicos permite que a incidência de falhas na operação seja reduzida, já que as disponibilizações são automatizadas.

O hospital vem recebendo visitas de representantes de outros hospitais e estudantes

A segurança é o diferencial dos dispositivos. Os dispensários fornecem maior segurança para o paciente, já que ele recebe o medicamento que consta na prescrição eletrônica, e esse processo cuidadoso também beneficia a equipe de enfermagem, evitando falhas.

De portas abertas

Desde o final da implantação, o hospital São Lucas tem recebido visitas de representantes de outros hospitais, além de estudantes de universidades da capital com o objetivo de conhecer o funcionamento dos dispensários eletrônicos. Como recentemente a visita dos alunos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (UNIT).

Para a coordenadora da área da saúde da UNIT/SE, Juliana Dantas, a visita técnica ao Hospital São Lucas foi uma extensão natural das disciplinas ministradas na Unit, como Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Gestão de Empresas Farmacêuticas. Estes componentes curriculares visam preparar os futuros farmacêuticos para os desafios e as inovações do campo. “ Um dos conteúdos abordados na disciplina de Gestão de Empresas Farmacêuticas é apresentar aos alunos ferramentas de gestão em saúde que contribuam para a segurança do paciente, incluindo diversas estratégias de gestão”, destaca.

A supervisora de Farmácia do hospital, Naiane Dantas, reforça que o São Lucas tem como missão cuidado com qualidade, segurança e eficiência de seus pacientes. “Estamos de portas abertas para receber alunos e visitantes da área de saúde com o intuito de servir como exemplo para que outros hospitais também possa melhorar a qualidade de seus serviços”, finalizou.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]

  • Municípios: entidades alegam subfinanciamento em principais áreas de interesse da população

    Algumas das principais entidades que representam os municípios brasileiros alegam [...]

  • Dr. Fellipe Menezes participa de mentoria com médica expoente no tratamento de microvasos no Brasil

    Sempre em busca de aperfeiçoamento, o experiente cirurgião vascular Dr. [...]

  • Huse registra 1.400 solicitações de relatórios para seguro DPVAT

    O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital [...]

  • Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de [...]