O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou que a assinatura do contrato do financiamento de R$ 500 milhões com o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), será nesta quinta-feira, 12, em evento que ocorrerá em Marrakech, no Marrocos, e do qual ele participará virtualmente. A formalização do empréstimo será feita pela presidente da instituição financeira e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Já na próxima segunda-feira, dia 16, Edvaldo autoriza as primeiras licitações das obras, em solenidade na capital sergipana.
Estes anúncios foram feitos pelo prefeito em entrevistas concedidas às emissoras de rádio Fan FM e 103 FM, na manhã desta terça-feira, 10, e à Transamérica Aracaju, na noite de segunda-feira, 9. “É com imensa satisfação que trago essa notícia extraordinária para a nossa cidade. Após dois anos de muito trabalho e dedicação das nossas equipes, nesta quinta-feira, o contrato para o financiamento de R$ 500 milhões com o banco dos Brics, será, finalmente, assinado, concretizando este sonho”, declarou.
Aos programas jornalísticos, ele detalhou como se dará a primeira parte da execução do programa “Aracaju Cidade Futuro”. “No dia 16, assim que assinarmos o contrato, pediremos autorização do banco para licitar as primeiras obras deste conjunto composto por mais de 20 projetos. Com isso, a nossa expectativa é que, no final deste ano, essas intervenções já sejam iniciadas, materializando esse programa que será um marco para a nossa cidade. Sem dúvida alguma, após a execução destas obras, Aracaju se tornará um modelo de desenvolvimento urbano sustentável”, salientou.
Segundo Edvaldo, “todas as obras que serão realizadas com este financiamento, que é o maior já feito em Sergipe, de uma única vez, são importantes”. Mas, frisou ele, “dentre elas, as principais são as que serão executadas na Zona de Expansão, preparando 40% do território de Aracaju para ser ocupado, retomando a ideia de cidade planejada”.
“Lá, construiremos um canal de 7 km que resolverá o problema de drenagem na localidade, construiremos uma grande avenida com três faixas de rolamento, construiremos quatro estações de tratamento de esgoto, algo inovador, e realizaremos obras estruturantes nos bairros. Além disso, também fazem parte do conjunto de obras a dragagem do rio Poxim, a recuperação de mais três corredores de transporte e diversas obras de infraestrutura em outros bairros”, completou.
Transporte coletivo
Outro ponto destacado por Edvaldo nas entrevistas foi a instalação do consórcio metropolitano do transporte coletivo da Grande Aracaju. Em suas participações, o prefeito da capital detalhou a reunião realizada com os prefeitos Marcos Santana (São Cristóvão), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros), nesta segunda-feira, 9, quando um cronograma de agendas foi estabelecido, com o objetivo de avançar no processo.
“O consórcio vai sair do papel. Ontem, eu e os prefeitos da Grande Aracaju nos reunimos e, neste encontro, definimos as próximas etapas para que esta importante autarquia seja, enfim, instituída. O primeiro passo será a reunião que acontecerá nesta quarta-feira, dia 11, quando a empresa que foi contratada pela Prefeitura de Aracaju para prestar uma consultoria, a Associação Nacional de Transporte Público, ANTP, apresentará para nós quatro os estudos que foram realizados ao longo deste último ano e que resultou em um diagnóstico preciso do nosso sistema de transporte coletivo. Após essa apresentação, nós definiremos a data em que o consórcio será instalado, o que acontecerá ainda este mês, e, uma vez o órgão criado, com seus respectivos membros, avançaremos na licitação do transporte coletivo, que é o nosso objetivo maior”, afirmou.
Edvaldo explicou também que as tratativas para a instalação do consórcio metropolitano do transporte se iniciaram em 2017, mas precisaram ser interrompidas por causa da pandemia do novo coronavírus. “Passada a pandemia, encomendamos o estudo e agora chegamos a este importante momento de instituição do órgão que será responsável pelas questões do transporte coletivo de toda a região metropolitana. Esse estudo que será apresentado para nós amanhã é que nos direcionará, que traçará os primeiros passos para que o consórcio seja efetivo para as quatro cidades, que cresceram, se desenvolveram e precisam ter um sistema de transporte que atenda efetivamente aos moradores. Eu e os prefeitos da Grande Aracaju estamos muito empenhados na consolidação deste compromisso que firmamos com os cidadãos”, assegurou.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias