Ferramenta funciona com o cadastro da identificação do aparelho e auxilia as polícias na recuperação de celulares furtados ou roubados

Como parte das ações de segurança no Pré-Caju 2023, a campanha ‘Alerta Celular’, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), fornece uma ferramenta essencial para ampliar as chances de recuperação de celulares roubados ou furtados na festa. O cadastro do IMEI (número de identificação do dispositivo) no sistema da SSP/SE permite o rastreio do dispositivo. O cadastro é feito no endereço https://portalcidadao.ssp.se.gov.br/AlertaCelular .

As informações cadastradas são verificadas e podem resultar na rápida localização e recuperação dos aparelhos. O Pré-Caju é mais um evento de grande magnitude que o ‘Alerta Celular’ estará presente, auxiliando os serviços das forças de segurança nas festividades.

Como funciona

O Alerta Celular permite que o usuário cadastre os códigos identificadores de cada aparelho (IMEI), números de contato e emita alertas em casos de roubo, furto ou perda de celular. Segundo a coordenadora operacional das Delegacias da Capital, delegada Nalile Castro, o IMEI é a identidade do aparelho celular e é fundamental para aumentar as chances de recuperação.

“O cadastro do IMEI, considerado o RG do celular, fornece informações antecipadas, agilizando as investigações e aumentando as chances de recuperação, o que garante uma resposta rápida em caso de perda ou roubo”, disse.

Cadastramento

O cadastramento do aparelho no Alerta Celular já pode ser feito com antecedência, antes mesmo de ir à Orla de Atalaia. Para isso, no celular, basta ir ao teclado numérico e digitar o código *#06# . Anote o código IMEI que será mostrado na tela do celular. Se o aparelho tiver mais de um IMEI, anote todos.

Em seguida, acesse no navegador de internet o site https://portalcidadao.ssp.se.gov.br e cadastre seu aparelho com os código de IMEI do celular. Ao salvar os dados, o aparelho já está cadastrado e, em caso de roubo ou furto, as chances de ter o aparelho encontrado e devolvido são maiores.

Proteção de dados

A proteção vai além do cadastro no ‘Alerta Celular.’ A campanha de segurança pública no ambiente digital no Pré-Caju aborda também o phishing (pescaria, em inglês), um método utilizado por violações para obter dados sensíveis. A SSP destaca também a importância de ficar atento a mensagens ou links suspeitos enviados por aplicativos de mensagem e WhatsApp.

Em caso de necessidade de registro de ocorrências no Pré-Caju 2023, a Delegacia do Turista estará de plantão. “Se você tiver o seu celular furtado, roubado e estiver no circuito, pode procurar a Delegacia do Turista, que estará aberta durante todo o final de semana”, detalhou Nalile Castro.

Reconhecimento facial

Outro recurso importante, o reconhecimento facial, que tem sido aprimorado desde o Pré-Caju 2022, será peça-chave na segurança. “Integrado à Guarda Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Justiça, o sistema visa facilitar a captura de foragidos e a prevenção de furtos e roubos durante eventos de grande porte”, enfatizou Castro.

“O reconhecimento facial facilitará a captura de foragidos, de pessoas com mandado, em relação a qualquer tipo de crime e também é uma ferramenta auxiliar no que diz respeito aos furtos e roubos de celulares e no âmbito do crime contra o patrimônio”, concluiu a delegada.

 

Fonte: Agência Estado de Notícias – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Artesãos sergipanos marcam presença na Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará

    O artesanato sergipano tem mais uma participação garantida em eventos [...]

  • STF retoma julgamento que pode ampliar foro privilegiado

    O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (20) o [...]

  • Eleições 2024: primeiro digita o voto para vereador depois para prefeito

    O primeiro turno das eleições 2024 será realizado no dia [...]

  • Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

    Os ministérios das Mulheres e o Ministério do Trabalho e [...]

  • Moraes rejeita recurso do X contra bloqueio de perfis de Monark

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]