O incentivo à inclusão produtiva e ao empreendedorismo feminino é uma prioridade do Governo do Estado. Prova disso são os diversos cursos e oficinas promovidos pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com outros órgãos e instituições, durante o ano de 2023, garantindo qualificação para as sergipanas, em especial às vítimas de violência.

No total, 522 mulheres receberam os cursos. Destas, 191 participaram de oficinas, 193 participaram de capacitações profissionais, 138 participaram de oficinas no programa ‘Sergipe é aqui’ e 61 mulheres no evento do Dia da Empregabilidade, em parceria com o NAT. Deste total, 114 mulheres vítimas de violência foram capacitadas, sendo que 69 participaram das oficinas e 45 de curso de qualificação.

De acordo com a diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo da SPM, Adriana Mallezan, o objetivo é ensinar às participantes uma nova habilidade. “Esta habilidade pode se tornar uma fonte de renda. A nossa missão é empoderar as mulheres, principalmente as vítimas de violência, para que elas possam romper o ciclo por meio do seu próprio trabalho. Fizemos isso durante todo o ano de 2023 e queremos ampliar a oferta destes cursos e oficinas este ano”, ressaltou.

As participantes reconheceram a importância da iniciativa da SPM, que proporciona novos conhecimentos e oportunidades. “Para mim é uma maravilha, porque tenho qualificação de artesã, como bordadeira de ponto cruz e costureira de patchwork. Então é mais uma qualificação para mim. Vai me ajudar como mais uma fonte de renda e mais uma experiência. Esse apoio e acompanhamento faz a gente crescer com mais facilidade”, enfatizou a artesã e costureira Edivânia Batista.

O pensamento é compartilhado pela empreendedora Clécia das Neves, que participou de uma das oficinas promovidas pela SPM. “Para mim, está sendo um ótimo aprendizado, pois tenho uma loja de produtos infantis. Vai servir para embalar as minhas peças, já vai ser menos custo na hora da venda. Já aprendi e estou arrasando nas embalagens. Estou amando a oficina”, afirmou.

Vale destacar que muitas destas capacitações têm sido disponibilizadas para as beneficiárias do CMais Mulher, que reconhecem a importância do apoio do Governo do Estado. “Além de conceder o benefício financeiro, o governo está disponibilizando esse curso para que a gente possa aprender e depois ganhar dinheiro fazendo bolos e doces. Estou muito animada e quero aprender cada coisa que for ensinada”, salientou uma das beneficiárias.

A SPM mantém contato com as contempladas pelo programa de transferência de renda para informar sobre a oferta de cursos e oficinas. “Quando eu fiquei sabendo, solicitei logo minha inscrição. É sempre bom aprender coisas novas, principalmente algo que posso transformar numa fonte de renda para minha família. É uma oportunidade que eu não poderia deixar passar e vou aproveitar muito”, destacou outra beneficiária.

Fonte, Ascom – Estado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Programação do Réveillon 2025 em Aracaju contará com Nando Reis e Xanddy Harmonia

    A prefeitura de Aracaju revelou, nesta segunda-feira (25), as atrações [...]

  • Ambientalistas dizem que acordo da COP29 é insuficiente

    O novo acordo global de financiamento climático, estabelecido em US$ 300 bilhões [...]

  • GACC conquista mais dois prêmios nacionais e se destaca entre as maiores ONG’s do Brasil

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer segue colhendo [...]

  • Ironman 70.3 consolida Sergipe como cenário de grandes eventos esportivos

    Pela primeira vez, Sergipe recebeu uma etapa da principal prova [...]

  • O 2025 de Emília Corrêa poderá definir o governador em 2026

    A prefeita eleita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), nem assumiu [...]