Além do grupo de reggae, Os Faranis, Kiko Chicabana e Ygor Raniere foram outras atrações deste sábado, 13, na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda

Chegando à sua segunda noite, o Verão Sergipe 2024 continua movimentando a Praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda, com música para todos os gostos e muito esporte e lazer. Sendo retomado após mais de uma década, o evento é uma realização do Governo do Estado e demonstra a preocupação da administração estadual com o fomento à cultura e ao turismo sergipano. Na noite deste sábado, 13, o público pôde assistir a shows de artistas sergipanos, regionais e nacionais.

Quem abriu a noite foram os sergipanos Faranis, que já estão em atividade há dez anos. De Aracaju, a banda aproveitou a realização do evento para lançar a música ‘Verão chegou’, composição feita especialmente para o evento. “Preparamos um espetáculo para o público! Para a gente, está sendo muito importante tocar no Verão Sergipe, aqui na Caueira, fomentando e fortalecendo a música sergipana. Como somos daqui de Sergipe, estamos felizes demais com este evento”, disse o vocalista do grupo, Gabriel Farani. Além dele, os Faranis contam com Iolanda no baixo, Talibã nas teclas, Lúcio Leandro na guitarra e Alan Moraes na bateria, que tiraram o público do chão com um repertório diverso.

A segunda atração da noite foi o cantor de axé baiano Kiko Chicabana, cantando na Caueira pela primeira vez neste sábado. “É uma satisfação imensa para nós estarmos tocando aqui pela primeira vez na Praia da Caueira, e o repertório da Chicabana é sempre para cima, sempre falando de amor, tocando músicas que fizeram história e que marcaram a história da gente, e também um repertório novo, atualizado. Com certeza, a galera vai curtir demais o show. O carnaval da Chicabana é o ano inteiro”, comentou o artista.

A atração mais esperada da noite foi a banda de reggae Maneva, que apresentou um repertório que incluiu os sucessos autorais do grupo e também músicas do álbum ‘Tudo vira reggae’, projeto do ano passado, em que o grupo gravou canções de artistas consagrados da música brasileira sob a roupagem do reggae. “É muito gostoso estar aqui na beira da praia, com essa vibe maravilhosa, e podem esperar um grande show. Vai ter o momento de pular, momento de dançar, de se emocionar. Já tocamos várias vezes em Sergipe, estamos familiarizados com o público daqui. É um público muito quente, é muito gostoso estar perto das pessoas aqui em Sergipe”, revelou o vocalista da banda, Tales de Polli.

Fechando a programação deste sábado, o cantor sergipano Ygor Raniere agitou o público com um repertório composto por músicas autorais e canções de forró da atualidade. Para ele, a participação de artistas sergipanos em eventos desse porte é fundamental para a valorização da cultura regional. “Eu sou um cara privilegiado por estar em um evento como este. Não posso reclamar de oportunidades, porque sempre tenho. O Verão Sergipe, sem dúvidas, é um evento grandioso, e é ‘massa’ ter bandas da terra, como Os Faranis, que abriram a noite mais cedo, e eu, que vou fechar a festa. Todo artista precisa de praças públicas como essa. Queria agradecer ao Governo do Estado, que tem dado muitas oportunidades”, destacou.

Aprovação

A estudante Julianna Mateus, de 19 anos, saiu do município de São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, para curtir o final de semana com o Verão Sergipe e, como é fã de Maneva, chegou cedo para garantir um lugar perto do palco. Ela contou que frequenta a Praia da Caueira desde criança, e considera o evento uma boa iniciativa da gestão estadual para voltar a movimentar o local. “Eu adorei o show de ontem, Dilsinho foi perfeito. Estou muito ansiosa para Maneva, nem consegui dormir pensando nisso; escuto todo dia. Estou achando ótimo, pois sempre frequentei a Caueira e tem uns dez anos que não está muito movimentada”, afirmou.

Quem também estava ansiosa pelo show de Maneva foi Valdevânia Santos, 26. Moradora de Itaporanga d’Ajuda, na região da Praia da Caueira, ela relatou que não chegou a participar das edições anteriores do Verão Sergipe, pois era muito nova na época, mas aprovou a retomada do evento como uma ferramenta de fomento ao lazer e à cultura. “Ontem foi ótimo, maravilhoso, bom demais. Vi meu ídolo, Hungria. Amo Maneva, sou muito fã, e acho que o show vai ser ótimo. Estávamos precisando de eventos como este”, avaliou.

Para a jornalista Letícia Nery, 25, o investimento do Governo de Sergipe em grandes eventos tem sido um diferencial da atual gestão. Ela e o namorado, Caio, marcaram presença na Praia da Caueira para conferir o show de Maneva, e garantiram que irão a Pacatuba no dia 20 de janeiro para assistir ao show de Nando Reis. “Estamos vindo hoje pela primeira vez no Verão Sergipe e estamos amando tudo. Viemos para ver Maneva, de quem sou muito fã, e semana que vem vamos para Pacatuba ver Nando Reis. É muito ‘massa’ essa iniciativa do governo de movimentar o interior, e está maravilhoso”, detalhou.

O professor Wadington Ferreira, 30, saiu de Aracaju com a amiga para assistir ao show de Maneva, de quem são fãs. Segundo ele, a retomada do Verão Sergipe é positiva tanto para o estado quanto para os sergipanos. “A estrutura está bem legal. Vamos conseguir ficar perto do palco, então acho que vai dar para curtirmos bastante. Tive a oportunidade de frequentar as edições anteriores, e ter a volta desse tipo de evento é muito importante para movimentar a economia do estado, e principalmente para a população, que gosta de animação”, elogia.

Assim como ele, o empresário Arquicioniades Santos, 41, saiu da capital sergipana para curtir o show de Maneva acompanhado da namorada, Marina, e dos amigos. Ele aprovou a estrutura do Verão Sergipe e afirmou que considera seu retorno uma ótima iniciativa do Governo do Estado. “Está tudo bem organizado. O ambiente é legal, à beira da praia, tem aquela brisa do mar; a ideia é que a noite seja bem agradável. É uma festa muito boa”, pontuou.

Comércio

E não foi somente a população que ficou satisfeita com o retorno do Verão Sergipe. A vendedora ambulante Sônia Alves, 55, trabalha com a comercialização de bebidas em festas e eventos há cerca de 30 anos. Moradora de Itaporanga d’Ajuda, ela chegou a atuar em edições anteriores do Verão Sergipe, e por isso considerou sua volta fundamental para aquecer o comércio local. “As vendas estão maravilhosas, espero que hoje seja melhor ainda. Estou achando maravilhoso, pois vou poder vender bastante. Ajuda muito o comércio”, comemorou.

Um pouco mais novo no ramo, o empreendedor Júlio Bispo, 40, mantém um quiosque de lanches com a família na região da Praia da Caueira há quase cinco anos. Segundo ele, desde o início do Verão Sergipe foi possível notar uma maior movimentação no comércio local, e por essa razão ele considera o investimento da gestão estadual em grandes eventos uma ferramenta importantíssima de fortalecimento do setor. “Este Verão está sendo importante para todos nós, comerciantes, que fomos muito afetados pela pandemia. O governador está de parabéns por incentivar esse tipo de evento, porque fomenta o turismo local e do estado. As vendas estão acima das expectativas, e olhe que estou me preparando desde o réveillon. Se ocorrerem outras edições futuras, vou me preparar mais cedo ainda”, contou.

Programação

Na Praia da Caueira, o Verão Sergipe chega ao seu último dia neste domingo, 14, com atividades de esporte e lazer. O evento volta a ocorrer no próximo final de semana – 19, 20 e 21, desta vez no município de Pacatuba. Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, é a vez de Canindé de São Francisco receber o Verão Sergipe. Já no primeiro final de semana de fevereiro – 2, 3 e 4 -, a cidade de Pirambu será cenário do evento, que se encerra nos dias 10, 11 e 12 com o Carnaval do Abaís, em Estância.

Confira a programação musical completa do Verão Sergipe 2024.

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]