A deputada Linda Brasil (Psol) subiu à Tribuna, nesta quinta-feira (22), para destacar o reconhecimento da excelência do ensino oferecido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). No último dia 16 de fevereiro, foi concedida à UFS o conceito máximo após o recredenciamento institucional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anízio Teixeira (Inep).
“Esta obtenção foi garantida mediante o planejamento da avaliação e do desenvolvimento institucional e políticas acadêmicas, de gestão e de infraestrutura. Para Sergipe, este é o indicador de outras possibilidades de expansão e fortalecimento de diálogo, garantia de acesso e permanência à educação e à pesquisa de forma justa, equânime e inclusiva”, afirmou.
A parlamentar falou que esta realidade do ensino superior no estado abre a discussão sobre a possibilidade de criação de uma universidade estadual. Ela mencionou a derrota da Universidade em uma ação Judicial no Supremo Tribunal Federal (STF) que garantia a bonificação regional para auxiliar quanto a concorrência dos alunos sergipanos frente aos que conquistam as vagas na UFS vindos de outros estados.
“Um dos motivos de que não existe a bonificação é que a Universidade é federal, então depende de uma legislação federal. Mas se a gente tivesse uma universidade no estado, o Governo e nós deputados poderíamos incidir para que houvesse esta bonificação e desse a oportunidade para alunos no nosso estado”, explicou.
Em aparte, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) se juntou ao debate. Ele disse que Sergipe é uma dos poucos estados que não contam com ensino superior promovido de forma estadual, o que precisa ser repensado.
“Recentemente o STF julgou este tema e, mais uma vez, afastou dos alunos de Sergipe esta possibilidade. Isso traz um prejuízo gigantesco porque, quando surgiu a ideia no campo do sertão, conseguiu fazer com que os primeiros alunos fossem todos do sertão, da rede pública, e depois de formados ficaram lá desenvolvendo. Hoje, Nossa Senhora da Glória é um excelente polo no agro, por exemplo”, contou.
Ele falou que esta bonificação continua existindo em outros estados, o que traz concorrência desleal porque o aluno que mora no estado que tem o bônus passa na frente na totalização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As declarações ocorreram durante o grande expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Representatividade
No pequeno expediente, Linda Brasil comemorou a posse da primeira mulher negra e trans no comando de uma bancada partidária no Congresso Nacional. A deputada federal Erika Hilton foi escolhida como líder do Psol na Câmara Federal.
“Eu acredito que a gente vai ter um parlamento bem representativo e diverso quando mais mulheres, mais pessoas da periferia, população negra, LGBT, povos originários, pessoas com deficiência estiverem ocupando as Casas Legislativas. Que essas ocupações destas pessoas possam inspirar outras a ocupar cada vez mais a política institucional”, afirmou.
Fotos Joel Luiz/Agência de Notícias Alese