Nesta sexta-feira, dia 22, às 19h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizará um concerto especial em alusão à Semana Santa, na Paróquia Jesus Ressuscitado. O repertório contará com a execução da obra ‘As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz’, composta por Joseph Haydn. O maestro Guilherme Mannis estará à frente da regência, enquanto a atriz Raquel Amado recitará meditações sobre cada palavra. O programa também incluirá obras de Mascagni, como o Intermezzo da ópera ‘Cavalleria Rusticana’, e de Haendel, como a Abertura do oratório ‘O Messias’. A entrada será franca. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e o concerto conta com a parceria da Paróquia Jesus Ressuscitado e da Arquidiocese de Aracaju.
‘As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz’ é uma obra única na produção de Haydn e na história da música, seja pelas particularidades de sua estrutura, seja pelo fato de existirem versões destinadas a diferentes formações. Originalmente escrita em 1786, a obra foi encomendada por um clérigo da cidade de Cádiz, na Espanha, para acompanhar os Serviços Litúrgicos da Semana Santa, com uma meditação para cada palavra proferida. A primeira audição ocorreu na Sexta-feira Santa de 1787, na Igreja de Santa Cueva, em uma gruta, e posteriormente foi apresentada em Viena e Bonn. Sobre a obra, o compositor escreveu: “Não era fácil compor sete Adagios sucessivos, cada um com cerca de dez minutos, sem cansar o ouvinte…”. Os Adagios intercalam as Palavras de Cristo e são precedidos por uma introdução, culminando com o Terremoto, o único movimento rápido da obra.
No concerto, as palavras serão acompanhadas por meditações recitadas pela atriz Raquel Amado, colaboradora da Orsse. “A interlocução entre a música e as meditações sobre cada palavra abordada, neste repertório tão denso, é algo que proporcionará aos ouvintes momentos especiais em nossa Temporada de Concertos. É uma alegria fazer parte deste momento”, conta Raquel.
Fonte: AgÊncia Estado – SE