Valberto Lima não está quite com a Justiça Eleitoral
A coluna teve acesso a um documento que atesta a situação irregular do pré-candidato a prefeito de Propriá, Valberto Lima (PSD). O gestor, que vai à reeleição, não está quite com a Justiça Eleitoral, em razão de multa. O documento foi gerado na última segunda-feira (15), às 13h49. De acordo com o parágrafo 7º do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), a certidão de quitação eleitoral, um dos documentos exigidos na apresentação do pedido de registro de candidatura, abrange exclusivamente: a plenitude do gozo dos direitos políticos; o regular exercício do voto; o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito; a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Eleitoral e não pagas; e a apresentação de contas de campanha eleitoral. E agora?
Ex-diretor do Hospital Cirurgia é condenado
Por meio da 2ª Vara Criminal de Aracaju, a Justiça Sergipana sentenciou o médico Gilberto dos Santos a 10 anos, 11 meses e 41 dias de prisão, inicialmente em regime fechado. Ele, que já foi diretor-presidente do Hospital de Cirurgia, uma instituição filantrópica de referência em atendimentos de média e alta complexidade para o SUS, foi acusado de peculato, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. A condenação resulta de denúncia do Ministério Público de Sergipe (processo criminal nº 201921200786), após investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Silvany Mamlak em Brasília
A prefeita de Capela, Silvany Mamlak, diretora da Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) e membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), esteve em Brasília/DF, onde participou da mobilização dos prefeitos e prefeitas de todo o país. “Entre os temas prioritários, está a manutenção da desoneração da folha e a necessidade da tramitação da PEC 66/2023, que tem como co-autor o senador sergipano Alessandro Vieira, que busca garantir o pagamento de precatórios através de um novo modelo, solucionando um problema antigo de muitos municípios sergipanos. Também fui recebida pelo senador Laércio Oliveira, que se somou aos municípios sergipanos por compreender a importância da pauta”, destacou Silvany Mamlak.
Novas adesões em Maruim
O pré-candidato a prefeito de Maruim, Jeferson Santana, do União Brasil, recebeu as adesões de dois ex-prefeitos, Dr. Evenor e Dona Nalvinha. Jeferson é o único prefeito reeleito da história política maruinense e conta com apoio do ex-deputado André Moura; da deputada federal Yandra Moura e do deputado estadual, Cristiano Cavalcante. “As adesões demonstram o compromisso com o projeto de resgate do município de Maruim. Seguiremos firmes com nossa pré-candidatura”, alertou o ex-prefeito Jeferson Santana.
Paralisação na Barra dos Coqueiros
Servidoras e servidores da Barra dos Coqueiros paralisaram as atividades na última quinta-feira (11). A paralisação foi uma ação do SINTESE e do Sindicato dos Servidores Públicos da Barra dos Coqueiros (Sindibarra), que alegam defasagem salarial, piso salarial do magistério desatualizado, falta de negociação com a Prefeitura da cidade e um surto de sarna no ensino infantil. “É um absurdo esta situação. As secretarias da Educação e da Saúde não querem encarar da forma correta o problema, que seria fechar a escola por sete dias, para limpeza e desinfecção do ambiente, do material compartilhado, como colchões e brinquedos, além de tratar e acompanhar as pessoas contaminadas. Já são quinze servidores, além de crianças”, disse Mirlene Cardoso de Andrade, presidente do Sindibarra.
Ampliação do atendimento no TRE
Em virtude da proximidade do encerramento do cadastro eleitoral, que ocorrerá em 8 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) anunciou a ampliação dos horários de atendimento nos cartórios eleitorais. Esta medida tem como objetivo oferecer maior comodidade e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais nesse período crucial. Desde 15 de abril até 8 de maio, o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais da capital e na central de atendimento de Aracaju será das 7 às 16 horas. Nos Cartórios Eleitorais do Interior, o atendimento ocorrerá das 8 às 17 horas.
Vereador denuncia contratações em Boquim
O vereador de Boquim, José Nivaldo dos Santos, o Nivaldo da Bala, foi à tribuna da Câmara para denunciar a disparidade no número de contratações e de nomeações de cargos comissionados pela Prefeitura de Boquim, no Sul Sergipano. De acordo com o parlamentar, Boquim possui 689 cargos, que não exigem concurso público, contra 475 servidores efetivos. “Este é um assunto que não pode passar despercebido, que se trata da disparidade entre o número de servidores comissionados e efetivos na prefeitura de Boquim. Vamos juntos buscar soluções para garantir um serviço público mais justo e eficiente”, comentou.