Durante entrevista ao radialista Paulo Pereira, o senador Alessandro Vieira (MDB), disse que a Prefeitura de Itabaiana perdeu um recurso de quase R$ 4 milhões porque não cumpriu o dever de casa. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (22), durante o programa “A Hora da Verdade”, apresentado pelo radialista George Magalhães, na Capital FM.
De acordo com o senador da República, Alessandro Vieira, a Prefeitura não cumpriu com as obrigações necessárias. “Esta emenda, especificamente, de quase quatro milhões de reais apresentada, essa se perdeu porque a Prefeitura de Itabaiana não cumpriu o dever de casa. Não preencheu os documentos, não encaminhou as respostas e esse dinheiro volta para o Governo Federal. A gente agora corre atrás, colocamos novamente o recurso. No ano passado, o governo não autorizava a UPA. Então, o recurso, que nós colocamos, no valor de uma Unidade Básica de Saúde, estamos aguardando a liberação para autorização de uma possibilidade de UPA”, disse.
“Independentemente da incompetência e da falta de compromisso de alguém da Prefeitura, é o povo que precisa. A gente vai fazer novamente esse investimento, novamente colocar o recurso na esperança, que pelo menos na próxima gestão você tenha o serviço efetivamente entregue. O povo de Itabaiana precisa ser bem atendido e é minha obrigação fazer isso”, completou Alessandro Vieira.
______
Por Keizer Santos
NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Itabaiana esclarece que cumpriu rigorosamente com todos os procedimentos necessários relacionados à implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Contrariando informações difundidas, é importante destacar que a UPA nunca foi incluída no orçamento da União, para assim, o município ter a chance de efetuar a indicação via sistemas para a contemplação da obra.
Ressaltamos que, embora o senador Alessandro Vieira (MDB) tenha proferido discursos afirmando ter assegurado recursos para a UPA, a unidade nunca foi inserida para indicação via sistemas governamentais para continuidade do processo. Portanto, não houve negligência ou falta de comprometimento por parte da prefeitura.
É importante frisar que a prefeitura cumpriu com todas as etapas iniciais da emenda participativa, desde a documentação até a desapropriação de um terreno (situado na Avenida Olímpio Arcanjo, em frente a Universidade Federal de Sergipe). Ao longo deste processo, que iniciou em novembro de 2022, a equipe técnica da Secretaria de Saúde, junto ao Prefeito Adailton Sousa, entrou em contato com a equipe do Senador por diversas vezes cobrando uma atualização sobre a situação da UPA. “O problema foi no CER. Na UPA o Ministério não permitiu o cadastro em 2023, aí cadastramos uma UBS”, disse o Senador Alessandro Vieira. A UBS citada pelo Senador será construída no povoado Carrilho.
É bem verdade que o recurso ao qual o parlamentar se refere para a área da saúde foi a do Centro Especializado em Reabilitação (CER), no valor de R$: 3.563.000,00. Neste procedimento, o município perdeu o recurso por negligência de uma funcionária técnica que foi demitida assim que o Prefeito Adailton tomou conhecimento do ocorrido. Tendo ciência da perda do recurso, Adailton logo buscou e garantiu a construção do CER III por meio do novo PAC, o que não causou danos para a população itabaianense.
A administração municipal continua comprometida em oferecer serviços de saúde de qualidade à população de Itabaiana e reitera seu empenho em viabilizar iniciativas que contribuam para o bem-estar e a segurança dos cidadãos.
Atenciosamente,
Prefeitura de Itabaiana