Número é um acumulado de abstenções, votos em branco e votos anulados

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line (*)

No próximo dia 27 os aracajuanos voltarão aos colégios eleitorais para a realização do 2º turno da eleição para prefeito de Aracaju, agora num embate direto entre a vereadora Emília Corrêa (PL), que tem uma linha de oposição à atual gestão na capital, e Luiz Roberto (PDT), candidato governista do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e do governador Fábio Mitidieri (PSD). No primeiro turno realizado no último domingo (6), um dado chamou a atenção: 88.091 (21,14%) aracajuanos se abstiveram de votar.

O número realmente chega a impressionar considerando que Emília Corrêa chegou ao segundo turno com 126.365 votos (41,62%) contra Luiz Roberto que obteve 72.427 votos (23,86%), ou seja, o segundo colocado na eleição da capital atingiu um percentual inferior ao montante de eleitores que sequer compareceram para votar. Levando em consideração que 16.071 votaram nulo (4,89%) e 8.840 votaram em branco (2,69%), chegamos a surpreendentes 113.002 aracajuanos que não votaram em ninguém.

2020

Comparando com as eleições municipais de 2020 na capital, o volume de abstenções este ano foi inferior, quando há quatro anos 101.502 (25,07%) aracajuanos não compareceram para votar, registrando ainda que 27.904 (9,20%) anularam o voto e 12.853 (4,24%) votaram em branco naquela eleição. Fazendo o somatório chegamos a 142.259 cidadãos que não votaram em ninguém naquele turno que teve nove candidatos a prefeito de Aracaju.

Lembrando apenas de um detalhe: aquele 1º turno ocorreu apenas em 15 de novembro por conta das medidas de isolamento social ainda da COVID-19. Já no 2º turno daquela eleição, que teve um confronto direto entre o atual prefeito Edvaldo Nogueira e a Delegada Danielle Garcia, foram 112.597 (27,81%) abstenções, com 23.103 (7,90%) votos nulos e 8.514 (2,91%) votos em branco. Fazendo o mesmo somatório, 142.215 aracajuanos findaram não votando em ninguém.

FERIADÃO

Nos bastidores do mundo político sergipano chama atenção as preocupações sobre o “feriadão” que teremos na capital justamente no final de semana do 2º turno da eleição. Com as disputas pelo interior já definidas, as atenções se voltam para o cenário de Aracaju, e logo após o domingo (27), na segunda-feira (28) teremos um ponto facultativo nas repartições para a celebração do dia do servidor público, o que pode aumentar consideravelmente os índices de abstenções no turno decisivo.

TRE/SE

Por sua vez, o desembargador Diógenes Barreto, presidente do TRE-SE, expressou seu agradecimento aos envolvidos no 1º turno das Eleições Municipais 2024. “É uma honra estar à frente de um Órgão composto por pessoas tão abnegadas e que sabem desenvolver suas tarefas com eficiência e comprometimento. Expresso a minha gratidão de forma especial às(aos) servidoras(es) e o faço na pessoa do diretor-geral, Rubens Lisboa, que soube conduzir os trabalhos com tranquilidade e gerenciamento ímpares”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral ressaltou ainda seu otimismo sobre a realização do segundo turno, no próximo dia 27, em Aracaju. “Tudo se repetirá a contento, com o povo aracajuano podendo escolher de forma pacífica sua (seu) representante do Poder Executivo”, falou Diógenes Barreto, valorizando o engajamento de membros, juízas (es) eleitorais, servidoras (es), colaboradoras (es), terceirizadas (os) e estagiárias (os).

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line (*)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Delegacia Virtual da Mulher amplia mecanismos de proteção às vítimas de violência em Sergipe

    Lançado em maio deste ano, o Projeto Poly (Delegacia Virtual [...]

  • Prêmio Setransp de Jornalismo celebra profissionais da imprensa sergipana pelo trabalho que impacta na mobilidade urbana

    Conheça os ganhadores do prêmio e outros homenageados: Marcos Queiroz [...]

  • Sergipano faz bonito no Ironman 70.3

    O Sergipano Adriano Carvalho participou do evento Ironman 70.3 Aracaju [...]

  • IFI: governo precisa de mais de R$ 40 bi para meta fiscal

    O Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de novembro, divulgado dia [...]

  • Diagnóstico precoce é essencial na cura do câncer infantojuvenil

    O Dia Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer Infantojuvenil, [...]