Em um mês tão significativo, que reforça a importância dos cuidados com a saúde da mulher com a campanha Outubro Rosa, sergipanas que lutam contra o câncer tiveram as vidas transformadas com o mutirão de reconstrução mamária realizado no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), nos dias 18 e 19, em parceria com a Lifesil Silicone Implant. No total, oito mulheres mastectomizadas, atendidas pela unidade hospitalar, fizeram o procedimento e resgataram a autoestima e esperança para seguir com o tratamento oncológico.

Entre as pacientes que foram beneficiadas está a estudante de Enfermagem Tais dos Santos, que reside no município de Umbaúba. Aos 17 anos, ela sentiu um nódulo na mama e procurou suporte médico. Ao realizar exames, foi diagnosticada com câncer de mama. “No início, foi tudo muito difícil. É um processo muito doloroso e que mexe bastante com a autoestima da gente, como cair o cabelo e muitas outras preocupações”, comentou.

Além da cirurgia de mastectomia total da mama, Tais já realizou sessões de radioterapia e segue em tratamento de quimioterapia. Ao completar 22 anos, no dia 20 de outubro, a paciente comemora a cirurgia de reconstrução mamária. “É um sonho realizado. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia. É um grande presente. Nós, mulheres, somos muito vaidosas e, de certa forma, é um grande impacto. Sou muito grata a Deus e a toda equipe que abraçou esta causa para que eu tivesse a oportunidade de fazer esta cirurgia”, enfatizou.

Taís destaca ainda o papel importante da equipe de Oncologia do Huse. “Os profissionais da saúde me ajudaram bastante, seja com uma palavra amiga ou com um abraço. Aqui, conheci vários profissionais maravilhosos e isso me ajudou bastante. Todo esse carinho me fez despertar ainda mais para o cuidar e o olhar de cuidado, quero ser uma profissional como eles. O cuidar com amor, paciência e educação não tem preço”, acrescentou.

Assistência do Huse

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Urgências de Sergipe, as pacientes que chegam com o diagnóstico são atendidas em diversas especialidades médicas, além de equipe multidisciplinar especializada. Elas passam por consultas, exames e tratamento radioterápico, quimioterápico e cirúrgico, de acordo com a assistência individualizada.

A coordenadora geral do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, salienta o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a assistência oncológica em Sergipe. “Foram muitas mãos unidas em benefício das pacientes e de um cuidado contínuo realizado na unidade hospitalar. Contamos com o apoio da secretaria, do Huse, da equipe médica e de toda a equipe que compõe o Centro Cirúrgico e Internamento. Foi uma ação muito gratificante”, frisou.

Marluce Bispo, 27 anos, foi outra paciente beneficiada e participou da ação para reconstrução mamária. Ela foi diagnosticada com neoplasia na mama em 2020. “Fiquei em choque com o diagnóstico. Foi um tratamento muito difícil, mas consegui chegar até aqui. Essa ação representa muito para nós mulheres. Estou muito feliz”, disse.

Compondo a equipe de nove médicos que participaram do mutirão, a cirurgiã plástica  Fátima Albuquerque falou sobre a importância do procedimento para as pacientes. “Para a gente, participar de uma ação como essa é uma honra e uma alegria imensa. Toda a equipe da Oncologia se doou por inteiro, além do apoio da Lifesil. Nas palavras de uma paciente que já passou pelo procedimento e veio nos agradecer, ela disse uma frase que me emocionou. Ela disse que a gente não reconstruiu apenas a mama e sim, a vida. Então, acredito que é uma vida nova para essas pacientes”, afirmou.

Parceria 

Pela primeira vez, a Lifesil Silicone Implant realiza o mutirão de reconstrução mamária nos estados de Sergipe e Alagoas. “É uma ação muito significativa, que representa muito para nós, porque é uma empresa que visa a mulher e abraçou a causa com essa iniciativa. A reconstrução da mama é a reconstrução da história e resgate da vida. Então, é importante dizer que elas não estão sozinhas nessa luta. São muitas mãos que ajudam a resgatar essas histórias”, garantiu a representante da Lifesil nos estados de Sergipe e Alagoas, Vanessa Amorim.

No final da iniciativa, 15 mulheres dos dois estados participarão do mutirão e farão o procedimento de reconstrução mamária.

 

 

 

Fonte: SECOM – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]