Inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu, maior fragmento urbano remanescente de Mata Atlântica em Aracaju, o Parque da Cidade abriga opções de lazer, turismo ecológico e educação ambiental. Gerido pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), o local é bastante frequentado pela população e, para oferecer melhor estrutura para os visitantes, vem passando por obras estruturantes. Contando com novos recursos de compensação ambiental, a reforma do zoológico será ampliada, fazendo com que permaneça fechado por mais alguns meses. No entanto, os demais espaços do parque estão abertos para visitação.

A maior parte das obras já realizadas foi destinada à construção de um sistema de esgotamento sanitário, que traz solução para um problema ambiental histórico da região. De acordo com o veterinário da Adema e gestor do parque, Hildebrando Vieira Filho, essa parte já foi concluída e, à exceção do zoológico, o local segue em funcionamento. “Temos trilhas ecológicas, o teleférico, o mirante da Santa [Nossa Senhora da Conceição] e uma grande área verde onde a população pode fazer piqueniques e atividades de educação ambiental”, detalhou.

Ainda segundo ele, o zoológico levará mais um tempo para ser reaberto. “Como recebemos novos recursos, estamos fazendo mais alguns melhoramentos nas estruturas dos recintos e de segurança, tanto para os animais quanto para os visitantes, além de uma nova sinalização em todo o parque”, explica Hildebrando.

Dentre os serviços já realizados estão o sistema de esgotamento sanitário, incluindo a instalação de nova tubulação em todo o parque e a construção de uma estação elevatória exclusiva interligada à rede da Deso; a reforma e ampliação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas); o calçamento do zoológico e a reestruturação dos recintos dos animais; a instalação de guarda-corpos; a reforma de espaços administrativos e a construção de banheiros novos para visitantes.

Das 6h às 18h, o Parque da Cidade abre todos os dias, assim como o teleférico, que funciona das 9h30 às 17h. Já o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) está disponível para entrega voluntária de animais pela população de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 16h, mas recebe animais apreendidos ou resgatados pelos órgãos ambientais a qualquer hora. Todas as informações e novidades sobre o Parque estão sendo divulgadas no perfil do Instagram @parquedacidadeaju.

 

 

 

Fonte: SECOM – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Na COP16, Marina Silva defende fundo para remunerar povos tradicionais

    A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina [...]

  • Prêmio MPT na Escola: conheça os premiados da etapa estadual

    Premiação acontece no dia 6 de dezembro, na Biblioteca Pública [...]

  • Caso Marielle: julgamento de Lessa e Élcio começa nesta quarta

    O 4º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do [...]

  • Projeto ‘Baú de Histórias 2’, de incentivo à leitura infantil, chega em Socorro

    Projeto conta com doação de acervo bibliográfico de obras infantis [...]

  • Quem ganhou em 2024 deve ser racional e quem perdeu precisa refletir

    Este colunista já colocou algumas vezes, mas não cansa de [...]