“Apenas oito municípios sergipanos possuem alta capacidade de lidar com riscos e desastres”, aponta auditoria
O Ministério Público de Contas apresentou o resultado de auditoria realizada nos sistemas de Defesa Civil do Estado e municípios sergipanos. A auditoria teve como objetivo apurar a adequação e a efetividade das Defesas Civis dos municípios e do Estado, avaliando a sua capacidade em atuar na gestão de riscos e desastres. De acordo com a avaliação do Indicador de Capacidade Municipal, apenas oito municípios sergipanos possuem alta capacidade de lidar com riscos e desastres; 14 possuem capacidade de intermediária a avançada; 24 intermediária inicial; e 29 baixa ou inicial. A análise feita pelos auditores também constatou que, dos 75 municípios, 15 possuem um perfil de risco prioritário, além de destacar aqueles que, historicamente, já foram acometidos por desastres meteorológicos e hidrológicos. Os municípios sergipanos identificados com perfil de risco prioritário são: Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Brejo Grande, Ilha das Flores, Laranjeiras, Maruim, Carmópolis, Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Itabaiana, Simão Dias, São Cristóvão, Estância e Tobias Barreto.
Não vai assinar em Carmópolis
Em entrevista à rádio Sim FM, na segunda-feira (11), o prefeito eleito de Carmópolis, Edi Leite, reiterou sua oposição à venda do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Ex-diretor da autarquia, Leite afirmou que o SAAE é uma empresa viável desde que bem gerida e criticou a falta de compromisso financeiro que teria levado à sua depreciação. Para ele, manter tarifas assistenciais insustentáveis prejudica o equilíbrio financeiro necessário para a prosperidade do SAAE. Leite anunciou que promoverá pesquisas entre os moradores de Carmópolis e Aguada para confirmar a rejeição popular à venda e buscará apoio jurídico para sustentar sua posição. Declarou também que não assinará a transferência do patrimônio do SAAE, nem aceitará valores da venda, caso a transação ocorra, reafirmando a importância da autarquia como “maior patrimônio” do município e essencial à qualidade de vida local.
Na segunda-feira (11), a vice-prefeita eleita de Lagarto, Suely Menezes, foi recebida em Brasília pela Secretária Nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino, em um encontro marcado pela receptividade das sergipanas. Durante a reunião, Suely destacou o compromisso de sua gestão em ampliar ações de inclusão social a partir de 2025, com foco no fortalecimento do programa Bolsa Família. “Nossa meta é fazer com que todas as mães em vulnerabilidade social estejam incluídas no CadÚnico e tenham acesso ao programa, por que o objetivo é dar qualidade de vida e oportunidade para as pessoas”, destacou Suely em suas redes sociais,
Em uma ação conjunta inédita, o Ministério Público de Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Agência Desenvolve-se e da Adema, a deputada federal Delegada Katarina e o senador Alessandro Vieira entregaram os Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (Prads) a 12 municípios sergipanos. O evento ocorreu na sexta-feira (8), no auditório da Desenvolve-se e marca um avanço na política ambiental do Estado. O projeto “Lixão Mais Não” promove o encerramento de lixões, proporcionando também dignidade e novas oportunidades para catadores e cooperativas de resíduos. Os Prads trazem orientações específicas para que os municípios possam reabilitar as áreas impactadas pelo acúmulo de resíduos ao longo dos anos. Para a deputada Katarina, essa entrega simboliza a união das instituições em prol de um objetivo comum e representa um marco na política ambiental, destacando Sergipe como referência nacional.
O presidente da Câmara de Vereadores de Poço Redondo, Vado Gavião (União Brasil), comemorou a cessão para a construção da sede do Poder Legislativo. A Lei nº 9.552/2024, onde o Estado de Sergipe cede o terreno foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (8). “Com muita luta e dedicação, conquistamos o terreno para a construção da sede própria da nossa Câmara de Vereadores. Um espaço pensado para melhor atender nossa população e valorizar o trabalho legislativo. Obrigado a todos que caminham ao nosso lado por uma Poço Redondo mais forte e estruturada!”, disse o presidente, que a partir de janeiro será o novo prefeito do município do Alto Sertão Sergipano.
Na sexta-feira (8), a convite da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Daiane Oliveira (Podemos) participou do 1° Encontro Regional de Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos. No evento foram abordados temas relevantes para a administração pública, como o Portal Federativo, o sistema transferegov e as regras de transição entre gestões. Além disso, houve discussões sobre financiamento de projetos de infraestrutura, saneamento, habitação e repasses da União, assim como outros serviços essenciais para a gestão municipal. “O encontro promoveu uma troca de experiências enriquecedoras, oferecendo orientações para fortalecer o planejamento e a execução de projetos que atendam às necessidades da população”, disse a prefeita eleita de Siriri.