O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (27/11), o projeto de lei que autoriza a União a usar o Fundo Garantidor de Operações (FGO) para empréstimos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O texto também garante aporte de R$ 500 milhões no FGO para essa finalidade.

A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto e contou com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar,  Paulo Teixeira.


“O objetivo desta medida é dar garantias para os agricultores tomarem crédito. O crédito é bom, mas o agricultor muitas vezes diz: ‘é bom, mas eu não pego porque não tenho as garantias para pegar o crédito’”, pontuou Paulo Teixeira.


O FGO garante aos bancos o pagamento das parcelas dos empréstimos que não forem pagas pelo tomador da dívida. Assim, o produtor familiar tem mais facilidade de conseguir um financiamento, já que o banco conta com a garantia do governo.

Para Haddad, a agricultura familiar precisa de mais incentivo. “Nós precisamos melhorar a produtividade do campo, sobretudo do pequeno agricultor, que não consegue concorrer, muitas vezes, com o agronegócio e às vezes perde a terra para o agronegócio em função da produtividade. E se nós soubermos utilizar essa terra, nós vamos fazer a agricultura familiar mudar de nível e assumir novo protagonismo no campo e no país”, disse.

A agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos agrícolas do país e ocupa uma extensão de área de 80,9 milhões de hectares, o que significa 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Os dados são do último Censo Agropecuário, realizado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Censo também demonstrou que a agricultura familiar emprega quase 70% do total de pessoas ocupadas na agropecuária e é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros que têm até 20 mil habitantes.

O Censo Agropecuário também mostrou que, dentre os produtores que obtiveram financiamento do governo, 76% deles recorreram ao Pronaf. Mais de 1,8 milhão de operações foram realizadas no âmbito do programa na safra 2023/2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Com informações do MDA

 

 

Fonte: GOv.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Polícia Civil celebra 135 anos com entrega de honrarias e medalhas

    Em solenidade realizada na noite da quinta-feira ,28, a Polícia [...]

  • Lideranças indígenas e ativistas debatem em Manaus futuro da Amazônia

    A cidade de Manaus recebe, a partir de hoje (29), [...]

  • Prefeito Edvaldo acende as luzes do Natal Iluminado no Centro de Aracaju

    O prefeito Edvaldo Nogueira e o diretor-presidente da Federação do [...]

  • Saúde apresenta estratégias para recuperação de não vacinados contra o HPV

    Na Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) , realizada nesta quinta-feira [...]

  • Ministério da Previdência e INSS lançam o cartão Meu INSS Vale+

    Após o clube de vantagens Meu INSS+, que já alcançou [...]